O movimento 100 Open Startups quer identificar as 100 startups mais atraentes no ano, as quais que serão destaque na Open Innovation Week, principal evento corporativo de inovação aberta do Brasil. A submissão das propostas deve ser feita até o dia 31 (sexta-feira). O grupo tem por objetivo conectar startups com a estratégia de inovação das grandes empresas em busca de soluções e oportunidades para a sociedade e para o mercado.
Para fazer parte do movimento, o empreendedor deve inscrever sua startup em qualquer um dos Grandes Desafios (Cidades Inovadoras, Saúde e Bem Estar, Educação do Futuro, Indústria do Futuro, Sociedade da Informação, Energia Elétrica, Agronegócios, Petróleo e Gás, Wearables, MPEs ou Desafio Aberto). Cada um deles é independente e possui proponentes, avaliadores e bancas específicas.
O participante deve escolher a área de seu interesse e convidar seus contatos e outros empreendedores para validar a sua ideia. Cada desafio é proposto por um conjunto de grandes empresas. Seus executivos irão analisar a proposta e identificar oportunidades de colaboração. O movimento estará presente em 13 Capitais com encontros para sessões de mentoria e bancas de avaliação. Porto Alegre faz parte do roteiro, assim como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Durante o evento final, os empreendedores terão a oportunidade de interagir com altos executivos de grandes empresas para validar e aprimorar suas propostas e irão concorrer a prêmios e atenção de investidores e da mídia.