Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
2 de dezembro de 2016

15 filmes que têm tudo a ver com Comunicação

Uma boa dica para alunos da Famecos aproveitarem as férias sem perder o foco na Faculdade
Por Amanda Caselli e Janaina Rauber

As férias da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS começam na próxima semana. Pra você que está em dúvida do que fazer, o Portal Eu Sou Famecos selecionou algumas dicas de filmes que abordam o mundo da comunicação.  Alguns mostram o dia a dia de quem trabalha ou estuda nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, outros propõem uma reflexão sobre a ética nessas profissões. Uma boa pedida para aproveitar o recesso das aulas sem perder o ritmo da Faculdade.

 

Jornalismo:

 

1. A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)

Walter Mitty (Ben Stiller) é o gerente de uma loja de produtos fotográficos. Quando um negativo que iria na capa da última edição da revista Life desaparece, ele é obrigado a entrar em uma aventura para recuperá-lo.

 

 

2. Depois Daquele Beijo (Blow-Up)

Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda perseguido por jovens mulheres que sonham em se tornar grandes modelos. Um dia, ao tirar uma foto de um casal aleatório, ele descobre algo surpreendente.

 

 

3. O Abutre (Nightcrawler)

O que acontece quando alguém sem o menor preparo assume o comando das câmeras? Para entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) registra crimes chocantes e vende a história para veículos interessados.

 

 

4. Spotlight – Segredos Revelados

O filme é baseado em uma história real, onde jornalistas do Boston Globe, nos Estados Unidos, investigam uma série de abusos sexuais contra crianças cometidos por membros da Igreja Católica. O que acabam descobrindo é que líderes religiosos acobertaram os casos, ao invés de punir os padres responsáveis.

 

 

5. Todos os Homens do Presidente (All The President’s Men)

Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate. O resultado foi a queda do presidente Richard Nixon.

 

 

 

Publicidade e Propaganda:

 

1. A Conquista da Honra (Flags Of Our Fathers)

O filme conta a história de como três soldados americanos foram usados como instrumento de propaganda na Batalha de Iwo Jima, pelo governo dos Estados Unidos, a fim de arrecadar dinheiro para a guerra.

 

 

2. Amor por Contrato (The Joneses)

Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. A situação provoca a inveja dos vizinhos, porém eles não formam uma família de fato e são, na verdade, funcionários da empresa LifeImage. O plano foi criado para uma nova estratégia de marketing da empresa, que resolveu inserir famílias em mercados de luxo para dar vida aos seus produtos.

 

 

3. Marcado (Branded)

O filme retrata um mundo em que as ações da sociedade são ditadas pela publicidade. Misha era um publicitário bem sucedido até acontecer uma tragédia durante uma de suas criações profissionais, o que o leva a se exilar por um período de dez anos. Após esse tempo, ele retorna e nota que o mundo está radicalmente alterado e passa a ter visões de viaturas que conseguem influenciar o pensamento das pessoas.

 

 

4. Do Que as Mulheres Gostam (What Women Want)

Após sobreviver a um grave acidente, o publicitário de Chicago Nick Marshall (Mel Gibson) passa a ouvir misteriosamente a mente das mulheres, e usa isso para seu proveito e da empresa em que trabalha.

 

 

5. O Lobo de Wall Street (The Wolf Of Wall Street)

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um corretor da bolsa de valores, e funda uma empresa que vem a se tornar um verdadeiro império. Ele enriquece de forma rápida, porém ilegal: através de uma “falsa propaganda”, induz os clientes a investirem em ações de pouco valor.

 

 

 

Relações Públicas:

 

1. A Grande Virada (Jerry Maguire)

Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido. Numa noite escreve uma declaração sugerindo que agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano. Este fato provoca sua demissão e Jerry começa a perder todos os seus clientes, sendo obrigado a focar em seu único cliente, um temperamental jogador de futebol americano (Cuba Gooding Jr.).

 

2. Menina dos Olhos (Jersey Girl)

Um assessor de imprensa até então bem sucedido perde a esposa e o emprego, sendo obrigado a voltar para a casa de seu pai no subúrbio de Nova Jersey, para criar sozinho sua pequena filha. Aprendendo a focar menos no trabalho e dar mais valor para sua vida pessoal.

 

 

3. Mera Coincidência (Wag The Dog)

O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), poucos dias antes da eleição, se envolve em um escândalo sexual. Para que o caso não venha a tona, seu assessor entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para forjar uma guerra e distrair os eleitores antes das votações.

 

 

4. Obrigado Por Fumar (Thanks For Smoking)

Nick Naylor (Aaron Eckhard) é responsável por divulgar grandes empresas de cigarros nos Estados Unidos. Ele passa a manipular informações a fim de diminuir os riscos do cigarro em programa de televisão.

 

 

5. Por Um Fio (Phone Booth)

Um executivo antiético no trabalho recebe uma ligação em um telefone público e ouve que será baleado se desligar o telefone.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org