Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMEMORAÇÃO
21 de junho de 2017

20 anos RadioFam: exposição, autógrafos e palestra

Evento promove programação especial no dia 28
Por Victor Eduardo Siviero Alves
2-RadioFamRGB

Card de anúncio do evento comemorativo de 20 anos da RadioFam

O Núcleo de Comunicação e Memória Institucional da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, em parceria com o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da UFRGS, organiza o evento de comemoração aos 20 anos da RadioFam, no dia 28 de junho. A data conta com exposições de fragmentos dos antigos estúdios da RadioFam no saguão da Famecos, sessão de autógrafos de livros sobre rádios e uma palestra que abordará o tema “As organizações, a gestão, os conteúdos e o modelo de negócio do rádio no século XXI“.

A RadioFam foi a primeira emissora online que  explorou as potencialidades do novo formato de transmissão de informação pela internet. As atividades da rádio surgiram em 1997, quando o engenheiro eletrônico, Luiz Sperotto Texeira, colocou um servidor de áudio e softwares específicos para músicas, como revela Luciano Klöckner, um dos idealizadores do projeto. “Quando nós, os professores de rádio, descobrimos que estava sendo transmitindo músicas a partir dos estúdios da Famecos, a gente pensou que deveria ser a hora, ao lado dos professores de jornalismo online, de fazer alguma movimento envolvendo o rádio”, afirma.

A internet ainda era novidade e tinha pouca utilização do público e a qualidade de transmissão de imagens e sons era baixa na época. Klöckner destaca que a evolução de realizar uma transmissão pela web ajudou a RadioFam a ser a pioneira no Brasil. “Era muito difícil transmitir pela internet. Ela era lenta e, hoje, olhando para trás, eu vejo como isso evoluiu. Claro que ainda precisa evoluir mais, mas melhorou bastante”, diz.

Graças ao progresso, a RadioFam fez sua primeira transmissão no 13° SET Universitário, ao vivo, por mais de 10 horas de cobertura com informação e apoio de 80 alunos dedicados. Em 2011, a RadioFam remodelou seus conteúdos. Nessa nova fase, os estudantes das disciplinas de Radiojornalismo ganharam destaque na programação. Entrevistas, crônicas, radiojornais e reportagens especiais são alguns dos formatos apresentados pela rádio online na época. Segundo Klöckner, a mudança aproveitou  as capacidades da internet e acrescentou o texto e a imagem para reforçar o áudio.

Em comemoração aos 20 anos da trajetória da RadioFam, o evento vai ser realizado na quarta-feira (28) e, com o apoio do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Rio Grande do Sul (SindiRádio), terá dois momentos diferentes. Às 18h30min ocorre a inauguração com a exposição “Fragmentos da memória da RadioFam” e uma sessão de autógrafos de livros sobre rádio com a presença dos autores, Doris Fagundes Haussen, Mágda Rodrigues da Cunha, Juremir Machado, Luiz Artur Ferraretto, Luciano Klöckner e Fernando Morgado. Como um grande destaque da comemoração, às 19h30min, acontece a palestra As organizações, a gestão, os conteúdos e o modelo de negócios do rádio no século XXI, que conta com o palestrante Fernando Morgado e os debatedores Paulo Gilvane e Luciano Potter.

Morgado é consultor, escritor, designer, jornalista, professor da Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), consultor da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert). Gilvane é um dos idealizadores da RadioWeb, uma das maiores agências de notícias do país. Potter é jornalista formado na Famecos, atuou na RadioFam e, atualmente, comanda o programa Timeline na Rádio Gaúcha, além de integrar o programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida.

O também moderador da palestra, Klöckner afirma que ela não é dedicada apenas ao pessoal de jornalismo e explica que a nomenclatura foi justamente escolhida para abranger um público maior. “Hoje se debate a possibilidade do rádio estar na internet, então, sendo assim, tem-se um universo grande de emissoras que transmitem só na internet, o que eu chamo de internet only, mas que, muitas vezes, a capacidade de negócio é limitada”. O professor relata que as rádios têm muitas dificuldades de sobreviverem exclusivamente na web. Então, segundo ele, mostrar como os alunos participaram da construção da RadioFam e acrescentar para os estudantes de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas como funciona o modelo de negócio que surgiu em 1932 é muito importante para a sobrevivência dos meios de comunicação.

 

Confira a lista dos livros disponíveis na sessão de autógrafos:

 

Rádio Teoria e Prática, Luiz Artur Ferraretto

Rádio e Política, Doris Fagundes Haussen

Rádio brasileiro: episódios e personagens, Doris Fagundes Haussen e Mágda Rodrigues da Cunha

Repórter Esso, Luciano Klöckner

Anedotário do Rádio Gaúcho, Plínio Nunes, Luciano Klöckner e Santiago

Diário Político de Sereno Chaise, Luciano Klöckner e Bruno Chaise

Tiranos, tremei, Marco Antônio Villalobos

Guerrilha do Riso, Marco Antônio Villalobos

Silvio Santos – a trajetória de um mito, Fernando Morgado

1964, o golpe midiático, Juremir Machado

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org