Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
17 de setembro de 2012

25º SET abre com boas e originais histórias

Por Júlia Lewgoy

Foto: Guilherme Testa/Famecos/PUCRS

25º SET Universitário foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (17) com a presença de dois dos quatro integrantes de uma ousada série de documentários para a TV: o Não Conta Lá em Casa, do canal Multishow. André Fran e Leondre Campos mostraram à jovem plateia que uma boa ideia não precisa de grandes produções para ser viabilizada. Precisa de originalidade, criatividade e boas histórias para contar.

Ao dar as boas vindas, a diretora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Mágda Cunha, ressaltou o conteúdo de qualidade e o grande público, apesar da chuva intermitente dessa segunda-feira. Um dos fundadores do SET, o professor Carlos Gerbase, mediador da conversa, destacou os 25 anos do evento. Depois de serem apresentados, Fran e Campos demonstraram sua surpresa com o tamanho e a qualidade do SET e agradeceram pela hospitalidade de professores, comissão organizadora e alunos. “Em nenhum outro lugar fomos tão bem recebidos como aqui”, disse Campos.

Ser apresentador de TV nunca foi ambição para eles. “Podem ver que não tem nenhum galã aqui, tirando o professor Gerbase”, brincou Fran. Em conversa descontraída, o jornalista contou que os quatro estavam com a passagem comprada para a Indonésia surfar, quando a destruição de um tsunami mudou o objetivo da viagem. “Resolvemos ir àquele lugar inalcançável para dar voz àquelas pessoas”, relatou.

Por causa de documentário produzido na Indonésia, que mais tarde deu origem à série, um advogado, um jornalista e dois economistas deixaram seus planos passados para investir no projeto. “Desde o início, deixamos claro que éramos apenas quatro amigos com uma câmera na mão, sem equipe nenhuma”, aponta Campos. A originalidade estava em fazer um trabalho híbrido entre reportagem e um reality show de viagens.

Hoje, em sua quinta temporada, o Não Conta Lá em Casa atinge um público jovem do Multishow, um canal de entretenimento, mas poderia muito bem integrar a grade de programação de canais jornalísticos. No entanto, o formato que o programa é feito não permite grandes produções, incompatível com a proposta. “Somos turistas que filmam, não viajamos para fazer uma matéria jornalística”, esclarece Fran.

Depois de três anos viajando para destinos como Iraque, Irã e Afeganistão, boas histórias curiosas não faltam. “Sou muito grato ao programa pela experiência de vida que ele nos proporcionou”, disse Fran. Os documentaristas expõem seus preconceitos para desconstruí-los no programa.

Como mensagem a quem lhes assistia, Campos e Fran deixaram um incentivo. “Nunca foi tão fácil pensar fora da caixa”, acredita Campos, que hoje também é diretor do canal Off, da Globosat. O mercado de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo Fran, espera apenas por ideias originais.

 

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org