Construir novas ideias é um verdadeiro desafio. O Culturas da Inovação, conjunto de seminários sobre a potencialidade de interações efetivas com os principais mercados de inovação do mundo, busca incentivar a elaboração de projetos inéditos. O seminário é realizado pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da PUCRS (Nagi) e pelo Tecnopuc. Tem o apoio da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), em parceria com a Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp).
Em sua nona edição, o evento, que acontece no auditório do prédio 32, aborda a Grã-Bretanha e suas peculiaridades no que se refere à indústria criativa. Com duração de dois dias, 17 e 18 de novembro, esta edição do evento faz parte de uma programação maior, a Semana Internacional de Negócios Criativos.
No dia 17, as atividades iniciam às 8h, com o credenciamento e a abertura oficial. A partir das 9h ocorre a Sessão 1, com o tema Negócios criativos: uma abordagem sócio-colaborativa. O moderador é o professor da PUCRS Luís Villwock, e um dos palestrantes é o diretor da BOP Consulting, Iain Bennett. Com início às 14h, a Sessão 2 trata sobre Geração de negócios e interações colaborativas, apresentando cases da indústria criativa.
O último dia de conferências tem início às 8h30min, através da Sessão 3, Cidades inteligentes: a criatividade e os espaços urbanos. Adriana Marques, do London Legacy Development Corporation, fala sobre Inovação nos grandes eventos mundiais – o legado dos Jogos Olímpicos de Londres. Iain Bennett participa novamente do seminário, trazendo o case Tech City. O moderador desta sessão é Klaus Bohne, da AsBEA – RS.
Às 14h acontece a Sessão 4, painel que aborda Os desafios da transformação de Porto Alegre. Esta sessão é composta pelos grupos Shoot the Shit (Luciano Braga), TransLab (Liliane Basso) e Distrito Criativo (Jorge Piqué). A sessão 5, que finaliza o evento, tem coordenação da professora da PUCRS Aletéia Selonk, e conta com uma mesa-redonda sobre Oportunidades para Porto Alegre.
O evento é gratuito, e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do site.