Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
20 de julho de 2017

9 dicas de produções para assistir durante as férias

Filmes, séries e documentários para os alunos de Comunicação aproveitarem o recesso das aulas
Por Victor Eduardo SIviero Alves

Para você que está em dúvida do que fazer nas férias e não quer perder o ritmo da Faculdade, o Portal Eu Sou Famecos selecionou algumas dicas de filmes, séries e documentários que exploram o mundo da Comunicação. Alguns mostram o dia a dia de quem trabalha ou estuda nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, outros propõem uma reflexão sobre a ética nessas profissões. Ou seja, são boas oportunidades para aproveitar o resto do recesso das aulas.

 

1. Mad Men (série)

Mad Men (2007) é uma das produções mais exaltadas no mundo da Publicidade e Propaganda. A série se passa na década de 1960 e, inicialmente, conta a história da agência fictícia Sterling Cooper. O foco da história é o personagem Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação da empresa e um dos mais talentosos nomes do cenário publicitário de Nova York da época. A trama gira em torno da parte profissional das agências de publicidade e as vidas pessoais das personagens que trabalham nela, em meio a um período de grande movimentação política e social, quando os funcionários do escritório batalham para conquistar grandes clientes. A série oferece 7 temporadas, todas disponíveis na Netflix.

 

 

2. The Crown (série)

The Crown (2006) é uma produção de televisão britânico-americana, disponível na Netflix com uma temporada atualmente. A série é uma história biográfica sobre a Família Real do Reino Unido e relata como Elizabeth II (Claire Foy), filha de George VI (Jared Harris), dá os seus primeiros passos em direção ao trono inglês. A série explora o mundo das Relações Públicas (RP) de forma sutil ao demonstrar a evolução dessa indústria na Inglaterra a partir de exemplos vivenciados pela Família Real, como o casamento e a coroação da Rainha Elizabeth II.

 

 

3. Todos os Homens do Presidente (filme)

Um dos grandes clássicos para o Jornalismo, Todos os Homens do Presidente (1976) aborda o caso dos dois jornalistas que investigaram o escândalo de Watergate para o jornal Washington Post. Robert Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) descobrem uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro, o que acaba por levar à renúncia do presidente dos Estados Unidos da época, Richard Nixon

 

 

4. Obrigado por Fumar! (filme)

Ao ser desafiado pelos vigilantes da saúde e também pelo senador Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, Nick Naylor (Aaron Eckhart) passa a manipular informações em programas de televisão, de forma a diminuir os riscos do cigarro.

 

 

5. House of Cards (série)

A aclamada série de televisão norte-americana de drama político House of Cards (2013) relata as consequências da busca obsessiva pelo poder e da corrupção. Frank Underwood (Kevin Spacey) é um congressista dos Estados Unidos que é traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. A fim de conquistar a presidência do país, Underwood, com a ajuda de sua esposa, uma jornalista e um outro político, inicia um plano para derrubar seus adversários. A série é uma produção da Netflix e está disponível no serviço de streaming com cinco temporadas.

 

 

6. Best of Enemies (documentário)

Best of Enemies (2015) narra a disputa entre Bill Bucklley e Gore Vidal, dois dos principais comentaristas políticos da história dos Estados Unidos. O foco é na campanha presidencial de 1968 e mostra como Buckley, republicano, e Vidal, democrata, baixaram o nível dos debates em discussões televisionadas ao vivo. O documentário reflete sobre como o programa deles ajudou a moldar o debate político e a cobertura da mídia nos dias atuais.

 

 

7. Trust Me (série)

A trama de Trust Me (2009) gira em torno da dupla de Criação Mason McGuire (Erick McCormack) e Conner (Tom Cavanagh), estrelas de uma agência de publicidade em Chicago que entram em atrito quando um é promovido e o outro não. A série explora o universo publicitário, com os egos inchados e as traições existentes no ambiente.

 

 

8. The Propaganda Game (documentário)

The Propaganda Game (2015) é um documentário espanhol sobre a Coréia do Norte dirigido por Álvaro Longoria. A Coréia do Norte, com fronteiras extremamente militarizados e uma situação política externa sempre em vias de ameaçar paz mundial, vive com a falta de informação transparente. A manipulação da informação chega a cenários extremos e pode acabar sendo um fator decisivo para desencadear mais uma guerra envolvendo o país. As filmagens do longa foram realizadas em solo coreano e só foram permitidas graças ao monitoramento de Alejandro Cao de Benós, um espanhol simpatizante com o regime do governo norte-coreano.

 

 

9. Uma Repórter em Apuros (filme)

Uma Repórter em Apuros (2016) é um filme de comédia dramática produzido nos Estados Unidos e dirigido por Glenn Ficarra e John Requa. A obra conta a história de Kim Baker (Tina Fey), uma repórter de Nova York que levava uma vida normal até aceitar a proposta de ser correspondente internacional da sua emissora no Afeganistão. Em um ambiente de guerra, Kim cobria as atividades das tropas norte-americanas e precisa se adaptar aos costumes locais e aprender a lidar com a sensação de perigo constante.

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org