Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
19 de setembro de 2012

A arte de criar vinhetas

Por Leticia Bay, Luiza Lorentz e Silvano Antolini

Vinhetas, cenários, infográficos. Esses são alguns dos elementos que povoam o mundo de Sergio Yamasaki, responsável pela oficina Animação 3D e Motion Grapichs – do roteiro à finalização, realizada na tarde desta quarta-feira no 25º SET Universitário. Aos 36 anos, ele é designer especialista da Globosat. “Eu recebo os roteiros e tento transformá-los em imagem”, explicou.

O principal objetivo da oficina foi mostrar aos alunos como é o processo de criação gráfica na Globosat através da utilização de programas em 3D. Yamasaki trouxe uma série de slides que mostraram tanto a parte teórica quanto a prática dos trabalhos que realiza. O Departamento Criativo da Globosat é formado por 64 pessoas. Mas é ele o responsável por desenvolver toda a parta gráfica dos canais – desde logotipos, passando pelos cenários dos programas, infográficos e até pela divulgação dos mesmos.

Yamasaki acredita que o país precisa investir em um plano de negócios nessa área, pois o mercado de animação é muito dependente do Estado. “O governo cria editais e você envia seu projeto. Se for aprovado pelo júri, recebe um certo valor para desenvolvê-lo. O ideal seria que esse mercado desse lucro, porque hoje as pessoas pagam muito pouco por ele”, destaca Yamasaki, que admitiu ter começado a trabalhar com computação gráfica por sorte.

Ele se formou em design industrial pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas sempre foi cercado de pessoas apaixonadas por animação, o que acabou cativando-o também. “Eu comecei a trabalhar com isso em casa, com a câmera Super 8 do meu pai”. Mais tarde, incentivado pela mãe, inscreveu-se no “Programa Estagiar”, da Rede Globo. Fez a prova e disputou uma vaga com 500 candidatos. “Foi a primeira vez em que eu consegui o primeiro lugar em um concurso”.

Permaneceu na Globo durante quatro anos. Depois, partiu para uma trajetória independente, atuando em diversas áreas, como produção publicitária e direção de arte. Mas foi no ano 2000 que conseguiu, segundo ele, o grande feito de sua carreira: foi vencedor do festival Anima Mundi. “Esse prêmio foi o que me fez acreditar em mim”, emocionou-se. Recentemente, foi convidado para trabalhar no filme O Homem de Ferro 3, mas não pôde participar devido a problemas particulares.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org