Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RELAÇÕES PÚBLICAS
14 de julho de 2017

A cobertura de Cannes Lions na visão de duas RP

Ex-alunas da Famecos cobriram o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade
Por Victor Eduardo Siviero Alves
Thais e Fabiane em Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade (Foto: arquivo pessoal)

Thais e Fabiane em Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade (Foto: arquivo pessoal)

O 64º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que ocorreu de 17 a 24 de junho, na cidade de Cannes (França), contou com uma novidade: duas relações-públicas (RP), Thais Gonçalves e Fabiane Klafke, formadas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, cobriram o evento para o Blog RP, do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP (TMPRP).

As profissionais não se intimidaram com o desafio e, segundo elas, encararam a missão de fazer a cobertura de um dos maiores festivais de comunicação do mundo. Thais conta que a oportunidade surgiu por meio do networking adquirido na sua profissão, e explica o porquê da rede de relacionamentos ser tão importante para o profissional da comunicação: “Eu acho que o networking é fundamental para qualquer carreira. Contudo, em relações públicas, é ainda mais estratégico você ter um que seja muito bom e possa te permitir obter experiências únicas, como foi o caso de cobrir o Festival de Criatividade de Cannes”. As duas ex-estudantes da Famecos relatam que a Ariane Feijó, co-fundadora da TMPRP e CEO da Otimifica, foi quem oportunizou o credenciamento no evento. Fabiane, também co-fundadora da TMPRP, revela que a Ariane já participou da cobertura do evento quatro vezes, portanto, já sabia a dinâmica do festival e os critérios necessários para eles aceitarem o credenciamento de imprensa. “Para muitos profissionais e estudantes, participar de Cannes é algo inacessível, no entanto o coletivo está preparando um projeto para levar uma delegação brasileira  de relações públicas e viabilizar esse sonho”, afirma Thais.

Credencial de imprensa das profissionais (Foto: arquivo pessoal)

Credencial de imprensa das profissionais (Foto: arquivo pessoal)

Quando se pensa em cobrir um grande evento como o Festival Internacional de Criatividade, imagina-se que jornalistas são os grandes responsáveis para a realização do trabalho, não os relações-públicas. Entretanto, para Thais e Fabiane, essa barreira não existe. As comunicadoras relatam que o credenciamento delas quase foi cancelado, porque o Festival alegava que a assessoria de imprensa é uma atividade essencialmente jornalística. Muitas vezes, de acordo com Thais, ela e a companheira se sentiam julgadas pelos demais na sala de imprensa, porque, enquanto elas passavam o dia na rua com o celular, fazendo filmagens, os jornalistas ficavam sentados escrevendo sem parar.

O maior aprendizado, em relação ao festival, para Thais e Fabiane, é que nada é impossível e que tudo na vida é muito grandioso. “Quando tu estás em Cannes, tu te sentes tão pequenininho e, ao mesmo tempo, tão empoderado, porque tu estás no meio de um monte de profissionais renomados, no meio de autores que escrevem sobre marketing, RP, jornalismo, e no meio de gente que determina as tendência das comunicações nos próximos anos”, explica Thais. Para Fabiane, o evento serviu para reforçar a ideia de que as pessoas não podem nunca deixar de aprender: “Cannes foi um intensivo de um conteúdo que eu já sabia, mas lá a gente vê muito na prática. Não podemos deixar de procurar por esse conhecimento”.

Para conseguir realizar um grande trabalho, Thais e Fabiane tiveram que estar em sintonia e compartilhar experiências uma com a outra. Nessa perspectiva, Thais conta que a maturidade de Fabiane lhe ofereceu suporte para que, em situações difíceis, ela conseguisse reagir bem. “É sempre importante salientar que sozinhos a gente pode até chegar mais rápido, mas, juntos vamos mais longe. Então, graças a Fabi, a gente entrevistou profissionais como a Karen Van Bergen, que é a presidente do Júri de PR. Ter a Fabi me deu seguranças nesses momentos”. Fabiane destaca que não só ela e Thais estavam envolvidas na cobertura do festival, mas também uma equipe com outras duas pessoas em Portugal e uma no Brasil. Enquanto as duas estavam in loco no evento, as demais estavam concentradas em ajudá-las na produção de conteúdos para o Blog RP. “O trabalho em equipe é fundamental para a gente conseguir ter uma visão e um diálogo sobre algum fato que acontece. A gente pode sempre discutir e ter mais de uma percepção sobre um conteúdo”, defende Fabiane.

A faculdade é a principal responsável em preparar os alunos para as oportunidades no mercado de trabalho. Nesse sentido, Thais afirma que utilizou muitos conhecimentos adquiridos na Famecos em Cannes. “Tudo que eu sei de RP, querendo ou não, veio da faculdade”, disse. No discorrer do evento, ela explica que muitas situações vividas no festival a fizeram lembrar de algumas das disciplinas, como a de Mídia Training, ministrada pelas professora Karen Sica e Silvana Sandini, ao analisar a sua postura em frente às câmeras e ao entrevistar as pessoas. Outra disciplina que a famequiana recordou é a de Eventos, com a Ana Baseggio, já que conseguia perceber toda a questão de cerimonial, protocolo, etiqueta e atendimento. “Tudo que via na faculdade, conseguia, de alguma forma, aplicar na prática em Cannes”, conclui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org