Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
17 de setembro de 2012

A complexa relação entre marca e público

Por Bárbara Moreira e Eduardo Deconto

Palestra no auditório 3 com Letícia Lyra (Edelman) e Luis Fernando Carvalho de Mattos (Vonpar). Mediação: Denise Avancini Alves. Foto: Renata Carolina

O segundo dia da programação do 25º Set Universitáriocomeçou com uma verdadeira aula sobre como as grandes marcas se relacionam com seus clientes. A diretora geral de Relações Públicas da agência norte-americana Edelman Significa, Leticia Lyra, e o diretor das áreas Comercial e de Marketing da Vonpar Alimentos, Luiz Fernando de Mattos, expuseram a complexidade das interações sociais no cenário atual e a dificuldade de se traçar uma estratégia global de comunicação. A palestra teve início às 9h, no auditório 3 do Centro de Eventos da PUCRS.

Natural do Rio de Janeiro, Mattos formou-se em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing na ESPM fluminense e atua há sete anos na Vonpar, em Porto Alegre. Em conversa informal, contou especificamente sobre a Coca-Cola, a maior marca com que a Vonpar trabalha. “Temos uma marca que convive muito com a gente, então temos que estar sempre pensando nas conexões com as pessoas. A Coca-Cola é um grande desafio”, afirmou.

Mattos mostrou as principais campanhas publicitárias da marca e sua estratégia de marketing, em que procura explicitar um lado cultural forte, apresentando elementos essenciais como a família, o respeito e as diferenças raciais. “A Coca-Cola vem trabalhando há dois anos com as razões de acreditar em um mundo melhor. A gente quer mostrar que os bons são a maioria”, salienta. Questionado se este posicionamento não é um clichê, o diretor foi pontual: “Temos a mesma identidade há 126 anos e um nome muito forte. A Coca pode falar, pode fazer isso”. Para trazer essa ideia positiva ao Brasil, a marca buscou trazer cases de pessoas que conseguiram transformar uma situação de vida adversa em sucesso.

Para finalizar, Mattos falou sobre futebol, um dos temas de maior relevância para o brasileiro. Atenta à proximidade da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a marca aproveita a parceria firmada com a FIFA em 1974 para utilizar o esporte como meio de interação com o público local. E o projeto da Vonpar para Porto Alegre, no ano da competição, já começou no 25º SET, com a oficina Desafio Positivo Coca-Cola. “Esperamos que saiam três grandes ideias para a empresa. A Copa não é um fim para gente. Queremos continuar esse desafio após o evento”.

Para Leticia, Relações Públicas é muito mais do que trabalhar junto à imprensa. É traçar estratégias de comunicação para engajar o consumidor. Dessa maneira, é importante que as marcas, além de fazer com que seus produtos sejam comprados, conquistem a confiança dos clientes. “Os produtos são muito parecidos. As empresas têm de batalhar por um propósito e se relacionar de modo pessoal com o consumidor para torná-lo um embaixador de seus valores”, finalizou.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org