Aconteceu nesta quinta-feira, último dia do 23º SET Universitário, a oficina Assessoria de Comunicação em Órgãos Governamentais, ministrada pela publicitária Teresinha de Jesus Silveira. Formada pela Famecos em 1984, Teka – como prefere ser chamada – é chefe de Comunicação Social da Trensurb desde 2008.
“O objetivo da oficina é dar um panorama das rotinas de uma assessoria de comunicação e das peculiaridades de realizar este trabalho em um órgão do governo”, explica Teka. Ela ressalta a principal diferença entre a empresa privada e a governamental: “empresas privadas têm um viés mais comercial. Já o órgão do governo tem que prestar contas a um maior número de pessoas”.
Outra adversidade no trabalho da assessoria de um órgão público é a troca constante de correntes partidárias. “É preciso que os comunicadores mantenham o equilíbrio da empresa. Deve-se saber que, apesar das trocas de partido, ela pertence principalmente ao público, e não aos governantes”, ensina.
Durante a oficina, Teka usou um vídeo sobre a Trensurb, uma apresentação de PowerPoint, material produzido pela empresa e muita conversa para apresentar aos alunos uma imagem realista desta área da comunicação.