Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
24º SET UNIVERSITÁRIO
13 de setembro de 2011

A comunicação em multiplataformas

Por Marcelo Jarros
(Foto: Fernanda Becker)

(Foto: Fernanda Becker)

Atualmente, o fluxo de informação está sempre em mudança, sempre acontecendo, nunca parado. O nosso papel na mídia não para no momento em que desligamos a televisão ou mesmo o computador. Ele continua, por meio de mensagens, tweets, vídeos, tudo em  tempo real,  mesmo que do outro lado do mundo. Foi assim que Pedro Tourinho, publicitário, iniciou a  palestra, que contou também com a participação do jornalista Sérgio Lüdtke, na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, durante o 24º SET Universitário na Faculdade de Comuncação Social (Famecos), da PUCRS. O debate, intitulado “Como comunicar nas novas plataformas – Informação Transmidiática”, trouxe aos espectadores uma visão de como a informação e a mídia participam de nossas vidas.

Tourinho, que sempre trabalhou com entretenimento, ressaltou a crise de 2008, nos Estados Unidos, como um dos maiores momentos de dificuldade na história. A partir dessa data, a mídia foi obrigada a trazer novos modelos comerciais. A indústria hollywoodiana, por exemplo, teve que se adaptar, uma vez que os downloads ilegais passaram a ser mais frequentes do que as próprias compras de filmes. Tudo estava disponível, com mais força do que nunca, na internet. Em 2009, três quartos da geração Y já tinha a web como a plataforma número um de entretenimento. Já em 2010, metade dos americanos já assistia a programas tradicionais da televisão pela internet.

Sérgio Lüdtke, famequiano formado há 30 anos, abordou elementos que o cativaram durante sua infância. O rádio foi, por muito tempo, seu meio favorito. Era apaixonado pela voz, pela sonoridade e pelas palavras. Se aproximou da fotografia na infância para, na faculdade, chegar à TV. Hoje, como editor, acredita que, assim como Pedro Tourinho, devemos ser o mais pessoal possível nas mídias sociais. A interatividade faz com que sejamos parte do conteúdo. A audiência passa a fazer o papel de edição, fazendo a própria escolha. Lüdtke ainda insistiu, afirmando que as coisas devem ter a duração que devem ter. “Nem mais, nem menos. Nunca devemos apressar ou retardar um processo”, aconselha o jornalista.

Tourinho relatou que lê cinco jornais todos os dias, todos online. Pensa que o impresso está chegando ao fim. Sérgio, por outro lado, não acredita em um fim tão próximo. Para ele, o papel deve, um dia, sumir, mas a identidade, a força do jornal, continuará.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org