Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Cultura
28 de junho de 2013

“A Descida de Monte Morgan” entra em cartaz na capital

Texto do dramaturgo americano Arthur Miller ganha adaptação inédita no Brasil
Por Calvin Pontel
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

“É possível ser fiel a si e aos outros ao mesmo tempo?”. Com essa reflexão, o cineasta Luiz Villaça chega a sua segunda direção teatral, após ser reconhecido com o Prêmio Contigo! em 2011 com a peça Sem Pensar. A Descida de Monte Morgan, uma adaptação brasileira da peça lançada originalmente em 1991, traz mais uma narrativa do consagrado dramaturgo norte-americano Arthur Miller. Mundialmente conhecido por obras como Morte de um Caixeiro Viajante, de 1949, e As Feiticeiras de Salém, de 1953, Miller é considerado por muitos como “o mestre indiscutível do drama moderno”, tendo sido premiado ao longo de sua carreira com o Prêmio Pulitzer e três Prêmios Tony e tido várias peças apresentadas na Broadway.

Ary França encarna o protagonista Lyman Felt, cuja vida representa o ideal de um homem vencedor e rico. Felt, além de dono de uma empresa próspera e de uma invejável autoestima, possui dois filhos que o adoram e o admiram. O empresário, porém, vive uma vida de mentiras ao possuir duas esposas e, consequentemente, duas famílias de maneira simultânea. O dilema de se manter uma vida dupla entra em desequilíbrio quando Lyman sofre um acidente que lhe deixa próximo da morte e o faz revelar os segredos de seu passado, dando início a uma série de discussões e justificativas sobre seus atos de aparente egoísmo e desvalorização emocional.

A narrativa, no entanto, vai além de um mero triângulo amoroso, e as consequências desencadeadas por ele. A peça, que conta ainda com a atrizes Lavínia Pannunzio e Lú Brites como as esposas do adúltero empresário, acaba se tornando uma grande reflexão por parte do público sobre o conflito entre a busca incessante pela felicidade e o compromisso moral que temos com as pessoas à nossa volta. A demasiada atenção que damos aos moralismos dominantes e suas fórmulas sociais são questionados por um discurso humorístico, porém dramático, presente nesta história de alguém que busca ser feliz sem querer violar os costumes impostos pela sociedade.

A Descida de Monte Morgan estará em cartaz nos dias 12, 13 e 14 de julho no Theatro São Pedro e contará com uma sessão gratuita para estudantes no sábado (13), às 18h. Mais informações através do site Compre Ingressos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org