Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2012

A difícil arte de fazer música para cinema

Por Maria Eugênia Bofill

A Música no Cinema – Pensando a música para a cena com Jean Presser. Foto: Gabriela Cavalheiro/ Famecos/ PUCRS

“Trilha é a moldura emocional do filme.” É assim que Jean Presser, compositor de trilhas sonoras da RBSTV/TVCOM e do Canal Rural, define o objeto com que trabalha. Em sua oficina A música no cinema – pensando a música para a cena, Presser mostrou seu trabalho.

Presser explicou que a música no cinema sofreu grandes transformações, principalmente por causa da tecnologia. Ele apresentou conceitos que são necessários saber na hora de montar uma trilha, teorias musicais e o processo de composição da música nos filmes.

A maioria dos alunos que participou da oficina já trabalha com vídeo, mas há quem juntou as paixões pelo cinema e pela música. Janaína Marques, estudante de Jornalismo do 4° semestre, já tinha pensando em fazer cinema e quer se especializar em algo na área depois de formada. Por isso, considerou a oficina uma das mais interessantes. “Acho muito legal quando a trilha é feita especialmente para o filme, e não é uma música qualquer”, ressalta. Na prática, no entanto, criar música para cinema não é tarefa simples, segundo Presser: “Fazer uma trilha não é tão fácil como parece”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org