A Música no Cinema – Pensando a música para a cena com Jean Presser. Foto: Gabriela Cavalheiro/ Famecos/ PUCRS
“Trilha é a moldura emocional do filme.” É assim que Jean Presser, compositor de trilhas sonoras da RBSTV/TVCOM e do Canal Rural, define o objeto com que trabalha. Em sua oficina A música no cinema – pensando a música para a cena, Presser mostrou seu trabalho.
Presser explicou que a música no cinema sofreu grandes transformações, principalmente por causa da tecnologia. Ele apresentou conceitos que são necessários saber na hora de montar uma trilha, teorias musicais e o processo de composição da música nos filmes.
A maioria dos alunos que participou da oficina já trabalha com vídeo, mas há quem juntou as paixões pelo cinema e pela música. Janaína Marques, estudante de Jornalismo do 4° semestre, já tinha pensando em fazer cinema e quer se especializar em algo na área depois de formada. Por isso, considerou a oficina uma das mais interessantes. “Acho muito legal quando a trilha é feita especialmente para o filme, e não é uma música qualquer”, ressalta. Na prática, no entanto, criar música para cinema não é tarefa simples, segundo Presser: “Fazer uma trilha não é tão fácil como parece”.