A palestra Quem mexeu no conteúdo? Quem mexeu na minha mídia? acabou mexendo também com a plateia, que lotou o Auditório da Famecos para ouvir Leandro Gejfinbein, arquiteto de informação da globo.com. Durante cerca de uma hora e meia, o palestrante tratou de questões que inquietam grande parte dos grupos de comunicação atualmente: o público e suas preferências por meio das novas mídias.
“Hoje, a grande discussão na globo.com – e acredito que dos grandes grupos de comunicação –, seja o público atual e como ele será daqui pra frente, o quanto ele ainda vai se transformar e se relacionar com a mídia”, disse Gejfinbein, formado em Publicidade e Propaganda, Design e Psicologia. Com a experiência de ser graduado em três cursos e com a vivência do mercado de trabalho, Gejfinbein conduziu a sua palestra com desenvoltura.
Para ilustrar o evento, mediado pelo professor Eduardo Pellanda, Gejfinbein usou slides com números que exemplificaram a evolução dos meios de comunicação online como o Twitter, que foi tratado de maneira especial por ele. “O Twitter é o mais importante para se falar de comunicação como produto porque ele consegue entregar a informação antes de qualquer empresa”. Twitter, Youtube, celulares e video games apareceram em sua apresentação por pelo menos 15 minutos para que o público pudesse entender realmente quem é o novo receptor e como ele se relaciona com essas mídias.
O estudante de jornalismo da Famecos Cassio Santestevan gostou da palestra, especialmente quando o assunto foi a interação das mídias com o público. “A forma como ele apresentou as novas mídias, através de gráficos, foi muito legal. Principalmente no caso do Twitter e como o seu usuário pode obter a informação antecipada”. A plateia também pode participar com perguntas. Na maioria dos casos, os questionamentos giraram em torno da rotina e das curiosidades sobre a globo.com.