Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERNACIONAL
2 de outubro de 2014

A experiência interativa no jornalismo digital

Jornalista finlandesa fala sobre o uso de elementos multimídia no jornalismo literário
Por Caroline Grüne
Foto: Fabian Chelkanoff Thier

Foto: Fabian Chelkanoff Thier

O que acontece quando uma longa narrativa de jornalismo literário é transcrita para o ambiente digital? Maria Lassila-Merisalo, finlandesa PhD em jornalismo, respondeu essa e diversas perguntas em palestra sobre elementos multimídia no jornalismo literário online, denominada Primeira História: Publicando Longas Narrativas do Jornalismo em Ambientes Digitais. A palestrante, única de seu país a pesquisar formas de imergir o leitor no jornalismo literário, dissertou sobre os diversos elementos gráficos e audiovisuais que podem incrementar a experiência online do leitor de narrativas longas, com função de ajudar e incrementar a história. O evento aconteceu nesta manhã na Arena da Faculdade de Comunicação Social (Famecos/PUCRS).

A palestrante, integrante da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS), expôs as diversas plataformas digitais que permitem ao jornalista a publicação destes textos, como o Creatavist, que tiram as histórias da ficção mas permanecem fiéis aos fatos. “A experiência é mais rica e real quando a voz do autor é inserida”, disse referindo-se às diversas ferramentas oferecidas por meio de aplicativos e na internet, que diferenciam o online do offline. Em contraponto, os recursos podem distrair o leitor. Maria explica que quando os elementos multimídia foram disponibilizados, as organizações quiseram usá-los ao mesmo tempo, diminuindo seu efeito, já que é difícil conciliar, simultaneamente, a atenção entre os extras e a história, “eles usavam porque podiam, não porque deviam”. Após um período, os autores perceberam que os elementos devem ser relevantes ao conteúdo. Como exemplo, a ministrante mostrou o projeto Snow Fall, que reuniu diversas pessoas e recursos e foi vencedor de quatro prêmios Pulitzer. Em sua pesquisa, divide opiniões, já que alguns entrevistados julgam o uso excessivo de ferramentas. Esses citaram uma história sobre músicos de Jazz, tornando justificável o uso de áudios que melhoram a experiência de leitura, chamada The Ballad of Geeshie and Elvie. Ambos estão disponíveis e podem ser conferidos online.

Em seus estudos, Lassila-Merisalo conclui que os jornalistas permanecem muito conservadores, acreditando que acessibilidade mobile, a divulgação em mídias sociais, a facilidade de compartilhamento e a interatividade promovida por comentários são mais importantes quando comparadas à recursos audiovisuais, mas estão abertos a procurar novas formas de trabalho que lhes sejam convenientes. “‘É o momento de encontrar o balanço entre o uso de tecnologia e o conservadorismo”, diz.

A aceitação torna-se mais fácil em países que leem mais, apesar de narrativas longas permaneceram assustando os leitores. Expôs também que não há mais porquê as histórias serem curtas, devido aos avanços da internet e da facilidade de carregamento.”Os tablets e smartphones, cada vez maiores, optimizam as leituras online”, complementou Maria quando questionada sobre a falta de hábito de leitura no meio digital, dizendo que todo o leitor de impresso pode se tornar um leitor online.

Segundo ela, é importante também a busca de minimizar pop-ups e o encaixe da publicidade em meio às narrativas, considerando que a internet já possui diversos elementos dispersivos. Maria conclui dizendo que a maioria dos jornalistas deixam universidades despreparados para lidar com essas plataformas e produções de textos, mas há culturas diferentes nas organizações e os editores tornam-se verdadeiros professores nesse novo meio de imergir os leitores nos textos jornalísticos – sobretudo no jornalismo literário.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org