Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
9 de maio de 2016

“A Famecos é efervescência e irreverência pura”

Luciana Bueno Santos, gerente de Comunicação do SEBRAE/RS, se formou em 1996
Por Mariana Brun
(Foto: Glauco Arnt)

Luciana trabalhou em veículos como Canal Rural, Jornal Correio do Povo e Rádio FM Cultura (Foto: Glauco Arnt)

Por 18 anos, Maria do Carmo apresentou o Jornal do Almoço, da RBS TV. Durante parte desse período, a pequena Luciana Bueno Santos observava tudo, atenta, para imitar a jornalista logo após o o término do programa. Os anos passaram mas o desejo de ser apresentadora, não. E foi com essa ambição que, em 1993, Luciana começou a cursar Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. “Resgatei isso como o que eu queria para a vida”, avalia.

Natural de Cachoeira do Sul, a jornalista deixou a cidade natal para estudar em Porto Alegre aos 17 anos de idade. Define que “era meio bicho do mato na época”, então o que vivia na Famecos era algo totalmente novo. Para ela, a Faculdade era a porta de entrada para chegar à televisão.

No início dos anos 90, a RBS TV selecionava, ano a ano, diplomados para participarem de um projeto chamado Caras Novas. O objetivo era proporcionar a 12 selecionados o aperfeiçoamento no ramo, podendo resultar ainda em um ingresso no mercado de trabalho. “Eu via ali o sonho de entrar nesse meio”, afirma. Sonho esse que se realizou em 1997, meses após o formatura de Luciana, no segundo semestre de 1996.

O Caras Novas foi só o começo da sua trajetória. Em seguida, o espelho do quarto dos pais, que Luciana usava para imitar a jornalista Maria do Carmo, dera espaço às bancadas dos telejornais Notícias e Notícias Hora e 30, do Canal Rural, em que ela ocupava os cargos de apresentadora e editora.

Foi ainda na Famecos, nas aulas específicas do curso, em que ela descobriu que tinha acertado na escolha da carreira. “Adorava escutar as narrativas do dia a dia da profissão contadas por professores que estavam nos veículos”, afirma. Recorda com carinho das aulas de Tv e de Fotojornalismo. “Era pura magia revelar fotos na salinha escura liderada pelo professor Régis”. Também marcaram a sua trajetória acadêmica os professores Antoninho Gonzalez e Tibério Vargas.

Em dezembro, faz 20 anos que Luciana concluiu a formação em Jornalismo. Desde então, passou por lugares como o Jornal Correio do Povo, Ulbra TV e Rádio FM Cultura. Também criou a Sacada Comunicação, uma assessoria de imprensa com ênfase no agronegócio, e passou meses no Canadá para realizar capacitações. A partir de julho de 2013, assumiu a Gerência de Comunicação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Rio Grande do Sul. “Precisei ser jornalista de diferentes veículos (meios eletrônico e impresso), assessora de imprensa empreendedora, profissional freelancer e consultora para atuar na gestão. E tudo isso o jornalismo me proporcionou”, destaca.

Para ela, “a Famecos é efervescência e irreverência pura”. Foi na Faculdade, localizada no prédio 7 da PUCRS, que ela encontrou a ponte necessária para alcançar os primeiros sonhos e objetivos. O amor pela profissão, entretanto, considera que já estava em seu DNA. “A curiosidade nata à vida está em mim e isso, na profissão, é o mais importante”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (16). A entrevistada é Rosane de Oliveira, formada na Famecos em 1981, em Jornalismo. Atualmente, é colunista de Política do Jornal Zero Hora e comentarista na Rádio Gaúcha. 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org