Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
26 de setembro de 2016

“A Famecos é um lugar de encontro de ideias”

Tatiana Sager fez parte da turma de jornalistas diplomados em 1990
Por Mariana Brun
(Foto: Arquivo pessoal)

Tatiana ingressou na Famecos em 1986 (Foto: Arquivo pessoal)

Em 1986, Tatiana Sager começava a frequentar as aulas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. “Eu sempre adorei jornalismo investigativo”, afirma ela. Gostava tanto que, quando criança, pensava em ser correspondente internacional. Mas Tatiana nunca chegou a trabalhar com isso. Ao contrário, os anos de mercado guiaram ela para uma área que jamais imaginou seguir: Produção Audiovisual.

A trajetória da jornalista começou ainda na graduação, quando atuou no Correio do Povo por indicação do professor Celso Schröder. Ela, que entrou com 19 anos no Jornal, trabalhou como diagramadora durante três anos. Passou um trimestre na França e, quando voltou, mais oito meses no Correio. Dessa vez, como fotógrafa. De lá, migrou para o Jornal NH.

Depois de sete meses, foi chamada para compor a equipe que viria a fundar o Jornal Pioneiros. Para este fim, integrou a redação da Zero Hora durante quatro meses, como forma de treinamento. No Pioneiros, sua função era a de editora assistente de fotografia e repórter do caderno de moda. “Foi o jornal mais brilhante que já trabalhamos”, diz ela, que atuou ao lado de nomes como David Coimbra e Léo Gerchmann.

Além dos quatro jornais, que Tatiana viria a trabalhar repetidas vezes, agregou à sua carreira vivências no exterior. Inclusive, estava com as passagens compradas para uma dessas viagens quando soube que estava grávida. Mudou os planos. Depois do nascimento do seu primeiro filho, começou a trabalhar com assessoria de imprensa. Foi depois de criar sua própria empresa, a Fine Arts, que o audiovisual começou a ganhar espaço na vida da jornalista, pois percebeu que a maioria dos clientes com que trabalhava eram da área do Cinema.

Quando montou a Panda Filmes com Beto Rodrigues, em 2002, Tatiana não pensava em atuar na produtora. Mas, já em 2007, virou sócia da empresa. Em 2009, começou a trabalhar como produtora executiva. Hoje, possui um portfólio de quase dez filmes e oito longas metragens. Entre eles está o premiado “Central”, seu primeiro longa como diretora, que venceu o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

Sempre interessada nos Direitos Humanos, Tatiana se orgulha de ter sido uma das fundadoras da Agência Livre para a Informação Cidadania e Educação (Alice), que é responsável pelo Jornal Boca de Rua. Lá, ensinava fotografia para moradores de rua. “Nunca devemos esquecer o papel do jornalista na questão ética, porque ele pode transformar e modificar a vida de muitas pessoas”, destaca.

Tatiana comenta que, nos tempos de faculdade, costumava se encontrar com os amigos no Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP). “A Famecos é um lugar de encontro de ideias”, conclui.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (3). A entrevistada é Ana Luiza Leal, formada em Jornalismo na Famecos.  Ela atua como líder de marketing de conteúdo da empresa Doghero. 

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org