Um local descolado, frequentado por pessoas culturalmente interessantes. É assim que Fabiano Bonella Cunha enxergava a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, quando conhecia a faculdade apenas pelos olhos de um amigo. Ao ingressar no curso de Relações Públicas, em 2006, percebeu que tal ambiente seria decisivo para a definição da sua caminhada profissional.
Não demorou muito para ter a convicção de que escolhera a carreira certa. Já nas primeiras disciplinas, o curso despertou Bonella para o mundo das organizações e das empresas. O ingresso na Famecos trouxe a certeza de querer trabalhar como produtor cultural. E foi com tal objetivo que, logo no segundo semestre, surgiu a empresa “Bonella Produções – projetos culturais”.
Antes mesmo de entrar no universo das relações públicas, as artes estavam presentes em seu dia a dia. Bonella estudava música erudita para ser profissional e, em paralelo, trabalhava como produtor iniciante em uma orquestra. Sua formação acadêmica, somada à experiência, deu suporte para fazer com que a Bonella Produções se mantivesse consolidada no mercado oito anos após sua criação.
A proximidade com os professores, para ele, é um dos grandes diferenciais da Famecos. Relembra com carinho das diversas vezes em que, após o término das aulas, conversava com os docentes sobre necessidades e dificuldades encontradas na criação e no desenvolvimento da sua empresa. “Em boa medida, além dos conteúdos das disciplinas do curso de Relações Públicas, eu pude explorar a experiência dos professores para questões específicas da minha trajetória profissional”, diz. Além disso, cita a reunião de estudantes interessantes e criativos. “Essa combinação eleva o nível de discussões nas aulas, possibilitando uma formação acadêmica mais rica e diversa”, complementa.
Ainda hoje, a faculdade representa um grande marco na vida do produtor cultural. Foi onde alcançou a segurança para traçar os primeiros passos da carreira, conquistando um poder de análise diferenciado acerca das relações organizacionais e interpessoais. Para Bonella, a Famecos é um lugar cheio de ideias e possibilidades, diverso e instigante. Assim pode ser definida, também, a profissão que ele começou a trilhar 12 anos atrás.
**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (25). A entrevistada é a jornalista Letícia Souza. Ela se formou na Famecos em 2010 e trabalha no Gshow, portal de entretenimento da Rede Globo, localizado no Rio de Janeiro.