Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
2 de maio de 2016

“A Famecos é um lugar em busca da qualidade”

Frase é do cineasta e autor de telenovelas brasileiras Nelson Nadotti, diplomado em 1980
Por Mariana Brun
295e1938256abe9d27da361334fdf7f4

Nelson Nadotti, à esquerda, nas filmagens de “Meu Primo” (Foto: Arquivo pessoal Carlos Gerbase/Pinterest)

O audiovisual entrou de surpresa na vida de Nelson José de Araújo Nadotti. No Natal de 1973, quando tinha 15 anos de idade, ganhou inesperadamente uma câmera Super-8. “Foi por acaso. Gostei daquilo, comecei a filmar, e o resto é história”. História, aliás, que ele escreve há 38 primaveras.

Na época, ainda não havia formação em Audiovisual. A escolha do curso se deu então por uma faculdade onde ele pudesse continuar desenvolvendo a criação em cinema que já fazia como amador. Acabou optando por Jornalismo e, em 1977, fazia parte dos universitários que tiveram a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS como base para a carreira profissional. Além do conhecimento das disciplinas específicas que o curso proporciona, acabou encontrando os amigos com quem continuou trabalhando mesmo depois de formado.

“A Famecos é um lugar em busca da qualidade”, afirma Nadotti, completando que era estimulante, tinha bons colegas, e sempre havia alguma atividade para fazer mesmo fora dos horários de aula. Nas horas vagas, procurava a companhia dos amigos com quem tinha afinidade e visões semelhantes. Dos professores, destaca Aníbal Damasceno, com quem aprendeu noções básicas de cinema. Para ele, as aulas “do mestre”, como o define, são suas lembranças mais marcantes da Faculdade. A partir dessas disciplinas ele aprendeu e praticou muito do que aplica hoje no seu dia-a-dia, escrevendo para a televisão.

Mas foi um pouco antes de iniciar no meio acadêmico que o autor de telenovelas começou a trilhar sua trajetória. Em 1976, junto com outros colegas, criou o Grupo de Cinema Humberto Mauro. Na época, o único cineclube do Brasil que só exibia filmes realizados no país. “Era um cinema buscando o público com os poucos recursos que havia, numa época tão difícil como aquela em termos políticos”, explica. O grupo também realizava filmes em Super-8, muitas vezes exibidos e premiados no Festival de Gramado.

No final de 1980, Nadotti recebeu o diploma de jornalista. Profissão essa que nunca chegou a exercer, de fato, já que o audiovisual sempre foi seu interesse principal. Mas foi nessa época, logo após a formatura, que os filmes amadores que dirigia começaram a chamar a atenção. O longa-metragem Deu pra Ti Anos 70, premiado no Festival na categoria Melhor filme, é um exemplo disso. Realizado junto com o diretor e roteirista Giba Assis Brasil, em 1981, o filme foi exibido para mais de 22 mil pessoas. Foi chamado para trabalhar no cinema comercial, e acabou direcionando-se para a televisão.

No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde reside até hoje. Foi lá que, em 1994, estreou em rede nacional ao colaborar com Walther Negrão na minisérie A Madona de Cedro, transmitida pela Rede Globo. Nunca mais parou de escrever. Hoje, coleciona títulos como Senhora do Destino, Paraíso Tropical, Duas Caras, Insensato Coração, Fina Estampa e Saramandaia. Ainda assim, afirma que “sempre dá frio na barriga, pois não é fácil escrever para milhões de pessoas”.

O aprimoramento durante os anos de experiência na profissão só confirmaram que o motivo pelo interesse no audiovisual gira em torno da emoção. De acordo com ele, isso não mudou. “Continuo me sentindo, mais do que criador, um espectador fascinado por Cinema e TV, pelas narrativas que tocam de perto as pessoas. O estudo na Famecos me levou a buscar os caminhos para comunicar melhor cada vez mais”, complementa.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (9). A entrevistada é Luciana Bueno Santos, formada na Famecos em 1996, em Jornalismo. Atualmente, é Gerente de Comunicação e Marketing no SEBRAE/RS.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org