Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Filhos da Famecos
16 de maio de 2016

“A Famecos é uma escola de vida”

Rosane de Oliveira, colunista de Política da Zero Hora, descreve o período em que estudou na Faculdade
Por Mariana Brun
Foto: Luisa Zelmanowicz

Rosane de Oliveira acumula experiências de 34 anos de profissão (Foto: Luisa Zelmanowicz)

Foi no primeiro dia de aula, na festa de recepção dos calouros, que a jornalista Rosane de Oliveira percebeu que não se tratava de um sonho. “Até então parecia irreal”, define. Ela, que hoje é colunista de Política do Jornal Zero hora e comentarista na Rádio Gaúcha, passou sua infância na pequena cidade de Campos, onde as escolas só davam aula até o 5º ano primário. Aos 10 anos, saiu de casa rumo à Tapera, a fim de concluir os estudos. Quando teve de escolher um curso para seguir, não teve dúvidas. “Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida quando ouvi meu nome no rádio”, relembra, com a emoção de quem descobriu um novo mundo na faculdade.

O primeiro texto que escreveu para uma mídia impressa foi ainda com 15 anos de idade. A matéria “Brizola: quem afinal é esse homem?” foi publicado pelo periódico semanal Folha Espumosense, jornal com distribuição para cidades do interior do Rio Grande do Sul, tais como Alto Alegre, Campos Borges, Estrela Velha, Salto do Jacuí e Jacuizinho. Mas a paixão pela profissão vem de muito antes. Aprendeu a ler aos 5 anos de idade e, antes de sequer saber que existia a profissão de jornalista, já dizia que queria ser “escritora de jornal”. “Me parecia absolutamente fascinante que a gente escrevesse para contar a história de alguém”, explica.

Depois de 12 anos, em 1978, Rosane começou os estudos na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS com esse propósito. Na época, a família não tinha como pagar a graduação. Mas ela não desistiu. Trabalhou em turno integral desde a primeira semana que se mudou para Porto Alegre em uma empresa de petróleo. Como, ainda assim, o salário era insuficiente para bancar a faculdade e os custos da vida na cidade grande, estudou com crédito educativo. Só deixou o emprego no dia em que se formou, em oito de janeiro de 1982, para procurar um cargo que possibilitasse a ela colocar em prática o aprendizado do curso.

Durante a busca, encontrou diversas dificuldades. Todos os jornais exigiam experiência. Nunca desanimou, entretanto. “Eu vou tratar de vencer nessa profissão que eu escolhi”, era o seu pensamento. Acabou trabalhando no Palácio Piratini como redatora. Apesar de não ser o que almejava, teve como chefe Helena Lemos, com quem aprendeu muito. Depois de 5 meses, Helena indicou-a para ocupar o mesmo cargo, mas dessa vez da Rádio Guaíba onde trabalhou por 3 anos. Depois seguiu para a Rádio Pampa e, após doze meses, foi ser repórter de política no Jornal Correio do Povo. “Eu caí na política por absoluto acaso”, afirma. Nunca mais deixou a área. O que foi uma casualidade, se tornou paixão. Em 1993, assumiu o posto de editora de política da Zero Hora e, a partir de 1999, passou a ter uma coluna fixa no Jornal. Há 13 anos escreve a coluna que antes de chamava Página 10, o principal espaço político na imprensa gaúcha. Além disso, hoje ocupa o cargo de comentarista da Rádio Gaúcha.

Desde o primeiro dia de aula, diz que se sentiu muito acolhida. Recorda com brilho nos olhos o carinho dos professores que, sabendo das complicações que ela passava, sempre se mostraram prestativos. Quando indicavam um livro para ler, por exemplo, logo perguntavam se ela queria um exemplar emprestado.  “A Famecos teve um papel importante não só na minha formação profissional, mas pessoal também”, define. Para ela, “mais do que uma faculdade, a Famecos é uma escola de vida”.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (23). A entrevistada é Liana Bazanela, formada na Famecos em 2004, em Relações Públicas. Atualmente, é diretora executiva da DeBRITO Propaganda. 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org