Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
23 de outubro de 2015

“A Famecos foi a base de tudo”

Alfredo Fedrizzi se formou em Comunicação Social no ano de 1975
Por Júlia Aguiar
Alfredo2

Alfredo Fedrizzi é sócio-diretor da Escala (Foto: arquivo pessoal)

Na década de 60, Nestor Fedrizzi era diretor de redação do jornal Última hora (atual Zero Hora). O filho Alfredo tinha em torno de 10 anos. O garoto costumava observar o trabalho do pai. Hoje, ele define o jornalismo da época como heróico. E lembra que os profissionais não mediam esforços para nada. “Era um povo muito dedicado. Meu pai chegava em casa de madrugada com o jornal impresso embaixo do braço”. Bom desenhista e com influência do pai, foi estudar Comunicação Social na Famecos. Dezessete anos após o falecimento de Nestor, Alfredo conta sua trajetória, que mescla o jornalismo e a publicidade.

Segundo ele, a Famecos foi a base de tudo. Na Faculdade, descobriu as duas áreas que o acompanham: jornalismo e publicidade. “Hoje, dirijo a maior agência de propaganda do Rio Grande do Sul e escrevo regularmente em ZH”. Fedrizzi é sócio-diretor da Escala Comunicação e Marketing Ltda. Antes de dirigir uma empresa, trabalhou em áreas distintas e passou por muitos lugares.

Fedrizzi chefiou o jornalismo da Rádio Gaúcha, foi pauteiro e repórter da Folha da Manhã, além de arte-finalista em agências de publicidade. Ele dirigiu a produção local da RBSTV, presidiu a TVE, fundou a Rádio FM Cultura, dirigiu comerciais, campanhas políticas e peças de teatro. “Decidi que teria experiência em tudo, para me fixar definitivamente na publicidade, me associando à Escala”.

Mesmo praticando o jornalismo, Fedrizzi afirma que a publicidade é a sua principal atividade. “A publicidade sempre representou uma síntese da comunicação, onde eu posso usar textos, vídeos, áudios e relacionamentos”. Ele acredita que escolheu a profissão certa. “Mesmo com o setor passando necessidades de reestruturação, gosto muito do que faço”.

FullSizeRender

(Foto: arquivo pessoal)

A foto à esquerda é emblemática para Fedrizzi, pois congelou um dos momentos mais importantes na vida dele. Nestor foi professor da Famecos. Na formatura do filho, em 1975, foi convidado pelo então diretor Antoninho Gonzales para entregar o diploma. “Tenho essa foto como um grande momento”. O sócio-diretor da Escala reitera que acompanhou o trabalho do pai desde pequeno. “Parecia uma profissão muito sofrida. Em 1964, veio o Golpe Militar e o jornal foi fechado. Muitos jornalistas foram perseguidos. Inclusive meu pai.”

Para ele, o mercado publicitário muda rapidamente. Fedrizzi comenta que a competição é brutal, e os clientes são muito exigentes. “Mas sempre acreditei na potencialidade da publicidade em interferir positivamente nos hábitos e costumes. Ela pode ajudar a construirmos uma sociedade melhor”. O que mais fascina o sócio-diretor da Escala é mexer com o comportamento humano, descobrir suas potencialidades e os desafios da inovação constante. Sobre o futuro da profissão, diz que é imprevisível. “É uma atividade para quem quer buscar o novo constantemente”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (26). A entrevistada é Paula Alvim. Em 2004, se formou em jornalismo. Paula integra o Centro de Produção do Esporte (CPE), onde tem a oportunidade de trabalhar em todos os programas esportivos da Rede Globo.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org