Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
23 de maio de 2016

“A Famecos foi a minha base de conhecimento”

Frase é da diretora executiva da DeBrito Sul, Liana Bazanela
Por Mariana Brun
Liana se formou em Relações Públicas em 2004 (Foto: Anne Boeck)

Liana se formou em Relações Públicas em 2004 (Foto: Anne Boeck)

Diretora executiva da DeBrito Sul, Liana Bazanela sempre soube que queria fazer comunicação. A dúvida, no entanto, era por qual graduação escolher. “Optei pelo curso que entendi ter uma visão mais administrativa da área”, afirma. Em 2004, se formou em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Liana entrou na Faculdade logo aos 17 anos de idade. Para ela, o que pesou na escolha foi a tradição. “Eu nem cheguei a pensar em outra possibilidade”. Vinda do interior, a relações-públicas diz que se sentia em casa na Famecos. O clima do local, que mescla amizade e compartilhamento de conhecimento, foi um dos diferenciais.

Parte desse compartilhamento acontecia no espaço externo, considerado o seu local favorito. Embalados pela roda de chimarrão, era ali que nasciam grandes trabalhos acadêmicos. “O ambiente possibilitava muita interação e proximidade entre as turmas dos três cursos”, recorda. O saguão também faz parte das lembranças de Liana, onde trocava experiências, risadas e histórias com os amigos que ali fez. Tudo regado a cappuccino e pastelina. Essa, segundo ela, não podia faltar.

A troca de experiências lhe rendeu bons frutos. Hoje, ela atua na área de Publicidade e Propaganda, mas entende que a formação em Relações Públicas foi fundamental. “A comunicação é integrada. Para atuar em agência, o profissional precisa ser multidisciplinar e ter o maior repertório possível”.

O repertório, por exemplo, começou a se consolidar no ano de 2000. Durante dois anos, trabalhou com endomarketing na Forjas Taurus. Depois, seguiu como gestora de Marketing na AST Facilities. Em 2009, começou a trabalhar com agências, onde se apaixonou pela área de atendimento. Para Liana, “o profissional de relações-públicas pode ser um gestor da comunicação se souber se posicionar, ter liderança e ter conhecimento abrangente das áreas envolvidas”. Há 7 anos, ela é diretora executiva da DeBrito Sul. No ano passado, foi premiada como Atendimento do Ano no Salão da Propaganda.

Da Faculdade, só carrega boas lembranças. “A Famecos foi a minha base de conhecimento e minha fonte de inspiração para começar a vida profissional”, destaca.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (30). O entrevistado é Flávio Fachel, formado na Famecos em 1993, em Jornalismo. Depois de ser repórter especial da Rede Globo e correspondente internacional em Nova Iorque, Fachel é apresentador e editor executivo do telejornal Bom Dia Rio.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org