Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
15 de agosto de 2016

“A Famecos sempre é a melhor escolha”

Relações-públicas Letícia Vasconcellos é técnica da coordenação de promoção social do Sistema S
Por Júlia Bueno
(Foto: Arquivo pessoal)

Letícia Vasconcellos se formou em 2010 pela Faculdade (Foto: Arquivo pessoal)

Graciosa como uma coreografia de ballet ensaiada na ponta da sapatilha por bailarinas que mais se parecem com plumas, Letícia Vasconcellos é corpo e alma, assim como a dança. Envolvida durante 17 anos com o esporte, acredita que tudo contribuiu para se tornar uma relações-públicas. “Sempre me interessei por relações interpessoais, desde a minha expressão corporal nas apresentações de dança até a facilidade em me comunicar com as pessoas”, relembra extasiada ao recordar das experiências vividas no palco.

O interesse em atuar, de maneira técnica, com relacionamentos sempre foi algo cristalino na vida da bageense. Com o objetivo de descobrir a percepção da realidade por parte da sociedade e os interesses existentes entre ela, Letícia optou por seguir o caminho da comunicação. Em 2007, estimulada pela busca de facilitar a vida das pessoas e organizações através de ferramentas ensinadas no meio acadêmico, ingressou na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. “Foi uma decisão estratégica”. Depois de analisar o ambiente por excelência, tanto em termos de docência quanto de currículo, percebeu que a Universidade era inquestionável e que tinha tomado a decisão certa. “A Famecos sempre é a melhor escolha”.

Com a fala pausada e em tom de desabafo, Letícia admite que a escolha pelo curso de Relações Públicas foi feita pelo coração. A decisão sobre qual profissão irá seguir,  segundo ela, deve ser estimulada pela vontade de levantar todos os dias da cama e a seguir em frente, sendo a maior de todas as leis. Passados nove anos desde a definição, relembra o primeiro dia de Faculdade com emoção e explica que a Famecos tem uma energia inexplicável.

Eufórica por resgatar memórias e perceber que mantém contato com muitos de seus colegas, destaca o horário do intervalo como o melhor momento da vida acadêmica, não só pelo descanso, mas pela integração entre as turmas. “Aquele lugar é, por mil motivos, uma segunda casa, mas para mim se tornou, literalmente, a primeira. Jamais vou esquecer do bar e do famoso capuccino”, completa rindo.

Começando a escrever sua carreira profissional desde o 1˚ semestre da Faculdade, Letícia estagiou em um escritório de advocacia. Também trabalhou na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e foi estagiária das bandas Papas da Língua e Chimarruts, na TW Carangacci. “O diferencial do estágio está no networking. As pessoas que te acolheram naquele ambiente são, com certeza, alavancas para futuros contatos e indicações”. Em janeiro de 2010, com o diploma na mão, trabalhou com projetos estratégicos do governo Tarso Genro como integrante da assessoria de Comunicação do Executivo, momento em que nasceu o interesse em fazer o curso MBA em gestão de projetos. Para respirar novos ares, se mudou para Brasília e ingressou no governo do Distrito Federal. Durante seis meses foi diretora de mobilidade urbana da Secretaria do Planejamento, se tornando técnica da coordenação de promoção social do Sistema S.

Sobre as oportunidades aproveitadas até então, afirma que, apesar do comprometimento pessoal dela, sem a Famecos nada teria acontecido. A excelência do grupo de docentes e o relacionamento entre eles e os alunos, de acordo com Letícia, são bárbaros. Professores como Neka Machado, Glafira Furtado, apelidada pela turma como “lady eterna”, Cleusa Scroferneker, Roberto Simões e Flavio Falcetta faziam as aulas valerem a pena, segundo a bageense. Na sua visão, a disciplina de Gerenciamento de Crises, ministrada de maneira singular pela então professora Souvenir Dornelles, foi determinante na decisão de trabalhar com projetos estratégicos.

Animada, resgata na memória o dia em que se formou e o significado da conquista. A colorada não-fanática pontua ainda que a formatura foi, até hoje, o melhor momento da sua vida. Apesar de ter sido um misto de alegria em concluir a caminhada com tristeza por deixar de ver pessoas do cotidiano, reflete que foi algo único e mágico. “É um amor que nasce no dia a dia e uma família conquistada”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (22). A entrevistada é Milene Sahagoff, formada em Relações Públicas na Famecos no ano de 1998. Ela administra o Milene Sahagoff – Relações Públicas & Assessoria em Eventos, em Rio Grande. 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org