Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
21 de março de 2016

“A Famecos sempre teve essa aura de ser vanguardista”

João Ramos iniciou o curso de Relações Públicas em 2000
Por Bárbara Debeluck
O diplomado é sócio-fundador do movimento Pague com uma foto (Foto: Vinícius Costa/VCF)

O diplomado é sócio-fundador do movimento Pague com uma foto (Foto: Vinícius Costa/VCF)

A virada do milênio foi um grande momento para a humanidade, as previsões não se cumpriram e o mundo não acabou. Foi em meio a essas incertezas que João Ramos iniciou, em 2000, o curso de Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A escolha pela área foi fácil, pois sabia que gostaria de trabalhar com algo relacionado à criatividade e inovação. “Eu sempre quis ampliar minhas possibilidades e nunca limitá-las”. Na sua visão, Relações Públicas é um curso que abre muitas chances de adquirir uma visão panorâmica de negócios e comunicação.

Durante o primeiro semestre de faculdade começou a preocupar-se em desempenhar alguma atividade relacionada ao curso. Trabalhou durante um ano no Laboratório de Relações Públicas da Famecos, sob orientação da professora Souvenir Dornelles. “Foi uma grande escola. Me abriu portas em outros projetos”. Dos momentos na Faculdade lembra de vários que marcaram sua trajetória. Segundo ele, do primeiro dia de aula, quando tudo era sonho e expectativas, ao último, cheio de dúvidas e questionamentos de como seria entrar para o mercado de trabalho.

O mestre que guarda na lembrança com carinho é José Fernando da Silveira que, para Ramos, sempre teve o discernimento e a sensibilidade de identificar os estudantes mais interessados e engajados. “Ele me estimulou a desenvolver o espírito inquieto, inventivo e empreendedor que carrego comigo até hoje”. O relações-públicas concorda que curiosidade é fundamental para qualquer comunicador, mas acredita que os questionamentos são vitais para deixar os profissionais dessa área incomodados e insatisfeitos, sedentos por quebrarem paradigmas.

Ao se formar na Famecos, em 2004, tinha um modelo de empresa desenhado com um colega, porém não durou mais de três meses. Em 2006, teve a oportunidade de se tornar Creative Planner da Storck Promo, uma das principais agências de live marketing da capital gaúcha. “Desde então, um mundo se abriu”, lembra. Segundo Ramos, trabalhar com planejamento criativo atendendo clientes de diversas áreas abre horizontes e permite criar conhecimento abrangente e conceitual. “Esse processo foi fundamental para que eu criasse meus projetos autorais”.

Um deles é o movimento Pague com uma foto, que estimula o varejo a aceitar fotos em mídias sociais como forma de pagamento. O relações-públicas conta que o projeto surgiu de uma brincadeira junto a seu estagiário durante um almoço. “Na hora de fechar a conta perguntamos se o restaurante aceitaria uma foto no Instagram como forma de ganharmos desconto”. Quando voltaram para a agência perceberam que isso poderia ser uma grande ideia. No mesmo dia foram criados um logotipo, um manifesto e  uma Fanpage onde lançaram o conteúdo. Em três meses contabilizaram 8 mil fãs e mais de 50 estabelecimentos participantes. O projeto ainda está em funcionamento e constantemente inovando seu formato.

Ao refletir sobre o quanto a Famecos transformou sua vida, Ramos lembra que foi a base para que enxergasse a comunicação não só como uma simples carreira, mas de inventar e provocar com fluidez, sem necessariamente ser habituado a modelos impostos ou padronizados. “A Famecos sempre teve essa aura de querer ser vanguardista, antecipando tendências e novidades que se materializariam apenas anos mais tarde”, diz. Esse é o espírito que o acompanha desde então: não apenas no sentido de empreender, mas fazer isso com propósito, criatividade, originalidade e ousadia.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (28). A entrevistada é a relações-públicas Luciane Fenner, formada na Famecos em 2009. Ela trabalha no Marketing da Medabil, empresa especializada em Sistemas Construtivos Metálicos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org