Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
1 de agosto de 2016

“A formação na Famecos faz diferença na vida profissional”

As RPs Cyntia Giroletti e Cristina Matte trabalham juntas há seis anos
Por Isabella Magedanz Pesce
Cyntia e Cris trabalham juntas na assessoria de comunicação do Shopping Total (Foto: Luisa Zelmanowicz)

Cyntia e Cris trabalham juntas no departamento de Marketing do Shopping Total (Foto: Luisa Zelmanowicz)

Quando Cristina Matte e Cyntia Giroletti se olham, uma já sabe o que a outra quer dizer. A história de cumplicidade das amigas que, há seis anos, compartilham o dia a dia como colegas de trabalho, teve início no curso de Relações Públicas (RP) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Ambas conheceram o campus no ano de 2003. Cyntia, no turno da manhã. Cris, como prefere ser chamada, trabalhava na área de assessoria de comunicação do Estado do Rio Grande do Sul e, devido à incompatibilidade de horários, matriculou-se no período noturno.

O destino ainda não havia apresentado uma para a outra, mas as expectativas e os pensamentos da dupla já se assemelhavam. “Quando cheguei à Famecos, logo me senti à vontade. O ambiente era muito divertido e todos eram comunicativos”, lembra Cyntia. O primeiro dia de aula, para Cris, também foi marcado pelo sentimento de acolhimento e integração. “Todo mundo fala com todo mundo”, relembra empolgada. Quando decidiram pela carreira de relações-públicas, ambas perceberam na Famecos o local ideal para darem início a suas jornadas profissionais. Cris prestou vestibular somente na PUCRS e Cyntia também manteve o foco na pontuação necessária para ingressar na Faculdade, maior referência entre todos os cursos de comunicação que já havia ouvido falar.

O desejo de aliar os estudos ao trabalho em turno integral fizeram com que Cyntia e colegas da turma da manhã decidissem pela troca de turno. O deferimento veio e, com ele, o destino finalmente cruzou as histórias das RPs. Quando a turma da noite recebeu as novas integrantes, Cris logo tratou da integração entre todas. A receptividade famequiana acabou criando um grupo de amigas inseparáveis, formado por Cyntia, Cris e mais quatro colegas. Elas relembram descontraídas do ponto de encontro do sexteto na Famecos, um dos lixos que fazia esquina com os muros da Faculdade, onde sentavam para conversar antes do início das aulas e nos intervalos.

Os laços criados na Famecos permanecem fortes até hoje. Atualmente, a turma que se encontrava no lixo marca reuniões para compartilhar as histórias do tempo de convivência na Faculdade e as novas experiências da vida profissional. Cyntia e Cris concluíram a graduação juntas e, no mesmo dia, receberam o canudo de formatura. Com orgulho, Cris conta ter sido a oradora da turma e ter sido surpreendida com o troféu São Marcelino Champagnat, concedido a um aluno companheiro escolhido pelos próprios colegas. “O único lado ruim foi que uma não pôde ir à festa da outra”, complementa com risos.

Ao contrário do tom de despedida que ronda muitas formaturas, a solenidade da turma de Cyntia e Cris marcou o início de uma nova etapa juntas. Cyntia trabalhava no Departamento de Marketing do Shopping Total, em Porto Alegre. Quando surgiu uma nova vaga, convidou a amiga para realizar entrevista e agregar o grupo. Deu tudo certo!  Desde então, elas convivem cerca de dez horas diárias no trabalho, além de alguns finais de semana. “Vejo a Cyntia mais do que a minha própria família”, pondera Cris, que também reflete que poucos têm o privilégio de trabalharem com amigos e que, com certeza, essa relação fortalece as atividades que exercem pela empresa.

Ao final, as filhas da Famecos dizem sentir falta do convívio com os colegas e do dia a dia no campus. Cyntia destaca que a formação na Famecos faz diferença na vida profissional e, juntas, elas deixam um conselho para os estudantes. “Aproveitem todos os momentos. O que vivemos na Faculdade marca uma fase incrível da vida”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (8). O entrevistado é Carlos Etchichury, formado em Jornalismo na Famecos no ano de 1998. Ele atua como editor-chefe no Jornal Diário Gaúcho e já recebeu dois Prêmios Esso de Jornalismo Regional.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org