Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
17 de outubro de 2016

“A galera era do jeito que queria ser, e o próprio ambiente permitia isso”

Julia Caon Froeder trabalha na Global Shapers Community e na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
Por Júlia Bueno
(Foto: Arquivo pessoal)

Julia Froeder se formou na Famecos em 2008 (Foto: Arquivo pessoal)

Encontrar a profissão ideal em um guia de estudante. Quem imagina? Foi assim que Julia Caon Froeder se deparou com o curso de Relações Públicas (RP). Bastou ler a descrição do currículo para saber que aquilo direcionaria sua vida. Jovem, ainda não conhecia nenhum RP, mas bastou comentar com os amigos sobre a escolha para ser apresentada aos profissionais do meio. Motivada pelo contato com pessoas e pelo exercício de comunicação de forma integrada, se fascinou à primeira vista. “Desde pequena eu tenho a característica de ser comunicativa e empática com os outros, então fazia muito sentido fazer isso como profissão”, recorda. Ao decidir o rumo a ser seguido, começou a pesquisar quais eram os melhores lugares para estudar comunicação. Ouviu falar sobre a Famecos e a partir de então percebeu que era o ambiente ideal. “Os comentários que chegaram até mim junto com a vontade de estar naquele campus lindo, que eu namorava quando passava pelo pórtico da Ipiranga, me deram a certeza de que eu deveria estar ali”.

Estagiária no Laboratório de Eventos da Faculdade, com atuação na Feira das Profissões da Universidade, e mestre de cerimônias de eventos internos, Julia recapitula com facilidade o clima que envolvia ela e seus colegas. Escutar a rádio da Famecos tocando no saguão, sabendo que era feita pelos próprios alunos, assim como os jornais que ela pegava para ler, marcaram sua vida universitária. Filha da Famecos desde 2004, a relações-públicas reflete que as pessoas do prédio 7 – da secretaria, do bar, do empréstimo das câmeras – convivem sem medo, além do clima único que permeava o saguão na hora do intervalo, reunindo amigos de todos os cursos. “O legal é que ali a galera era do jeito que queria ser, e o próprio ambiente permitia isso”, completa, com saudade das conversas e do famoso capuccino.

Depois de quase 10 anos longe da Faculdade, Julia olha o lugar como um laboratório vivo das teorias da comunicação. Tendo conhecido colegas e professores que convive até hoje, destaca que tais conexões proporcionaram acontecimentos interessantes na sua vida pessoal. Quando o assunto é profissão, a especialista em Gestão Empresarial admite que viveu na Famecos os primeiros desafios profissionais. No período acadêmico, fez parte da organização do SET Universitário, projeto que estava se reconstruindo. Hoje, contribui de outro modo, como avaliadora da Mostra Competitiva. Também trabalhou na Assessoria Internacional da PUCRS, através da indicação feita por alguns de seus docentes. “Manter o contato com o pessoal de lá é algo que faço com alegria e sempre me traz resultados positivos”. Apesar de ter se encontrado no curso desde o início, admite que percebeu que tinha acertado na escolha no segundo semestre. “Fiz o exercício de me questionar se estava no lugar certo, e não tinha dúvida que RP era o meu chão”, pontua.

Se tem uma professora que se lembra com carinho é de Ana Baseggio. Julia afirma que ela ensinou a importância estratégica de um RP e que leva esse ensinamento para a vida, assim como o relacionamento com a atual coordenadora do curso. Outro nome importante foi o de Laury. Lembra das discussões que teve com a professora sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) versus Sustentabilidade. Em 2008, quando fez sua monografia, observa que o tema ainda não era tão conhecido, inclusive pelos orientadores, mas que os argumentos levados para conversar com Laury sobre a diferença entre os conceitos foram marcantes. Com o tempo, aprendeu que nem sempre ter poucos recursos significa fazer um trabalho ruim. Segundo ela, é através da colaboração que se executa projetos na prática. “Trabalhar com cooperação é sempre muito interessante, afinal a troca com outras pessoas nesses casos é enorme”.

Seu primeiro contato com o mundo do trabalho foi através de um voluntariado realizado no Hospital Moinhos de Vento. Por falar inglês, foi convidada a acompanhar grupos de estrangeiros que estavam conhecendo um projeto social de habitação na Ilha Grande dos Marinheiros. Estava lá para apresentar a eles a situação vulnerável do lugar e, a partir disso, conseguiu o primeiro estágio no marketing. Julia, contente por lembrar da experiência, crê que esse momento condiz com a causa que luta nos dias de hoje, que é a sustentabilidade. De acordo com ela, iniciar a carreira trabalhando com o que se gosta é fascinante. “Quando entendi a importância da atuação do relações-públicas no processo de engajamento, escuta e alinhamento de expectativas entre stakeholders, tão importantes para a sustentabilidade, me encantei. Ao mesmo tempo, fiquei agoniada, pois não vejo a presença desse tipo de abordagem nos currículos ou nas atividades profissionais dos RPs”.

Atualmente é analista de projetos sociais na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, trabalha na Global Shapers Community, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, e é voluntária na Net Impact. Aos estudantes de Relações Públicas, Julia utiliza do conselho que ouviu de um mentor na época em que passava por transições na carreira: encontrem sua causa e acreditem nela independente do caminho que tiver que ser trilhado para alcançar o que deseja. Apesar de, em alguns momentos, o percurso ser difícil, o resultado vale a pena.

A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (17). O entrevistado é Thiago Padilha, formado em Publicidade e Propaganda na Famecos em 2013/2. Ele é diretor de arte da W3Haus.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org