Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PALESTRA
7 de junho de 2017

A importância da comunicação dos BRICS

Jean Baptiste debate o tema em atividade de comemoração aos 50 anos de Relações Públicas
Por Bianca Gross e Manoella Almeida
(Foto: Mariana Corrêa)

Palestrante Jean Baptiste e a mediadora Ana Roig (Foto: Mariana Corrêa)

Com o auditório cheio, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu o comunicador Jean Baptiste Houriez na noite de sexta-feira (26). A palestra intitulada “Comunicação e Relacionamento em Tempos de Globalização” foi mais um evento realizado em comemoração aos 50 anos do curso de Relações Públicas e teve como tema a comunicação e a política dos BRICS.

Houriez é graduado em comunicação pelo Institut Internacional de Communication de Paris e pós-graduado em planejamento da comunicação e gestão de crise de imagem pela PUCRS. Atualmente, faz mestrado em Ciências Políticas na Mumbai University, na Índia, e cursa pós-graduação em estudos de segurança com especialização em relações supranacionais e no BRICS, na mesma Universidade. O profissional atuou como assessor de imprensa em eleições na França e no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Portal Eu Sou Famecos entrevistou o profissional. Confira:

 

* Qual a importância da comunicação dos BRICS?

 

Os BRICS têm uma necessidade de comunicar muito forte, pois a sobrevivência do bloco depende da comunicação. Como os países não têm proximidade geográfica, a manutenção do bloco dá-se graças à vontade dos países envolvidos. É da presença marcante no espírito do público que depende a sua prosperidade. Mesmo dentro de cada um dos países, poucos sabem da sua existência e menos ainda da existência de instituições que o criaram, como o NDB (New Development Bank) ou o BRICS Academic Forum.

 

* Como a comunicação é trabalhada nos BRICS?

 

A comunicação dos BRICS é altamente institucionalizada. Eles comunicam-se por meio de canais muito bem definidos e estabelecidos, com pouca margem para inovação. O pico comunicativo do bloco são as conferências de chefe de estado uma vez por ano, em setembro. É nesse momento que os avanços e trabalhos dos BRICS alcançam a mídia de massa. Durante o resto do ano, o público-alvo informa-se via órgãos de comunicação das instituições do bloco.

 

* Como a mídia trabalha com os BRICS?

 

No tratamento da informação relativa aos BRICS, a questão de cada país é relevante. Como os BRICS participam do redesenho de uma nova ordem mundial – no desenvolvimento econômico e inclusão – , as mídias dos países hoje dominantes nem sempre olham objetivamente a ascensão do bloco. Além disso, a situação interna dos países interfere na mensagem do bloco inteiro. Como não falar da crise política no Brasil, da comunidade LGBT na Rússia ou mesmo das especificidades da Índia, da China e da África do Sul?

 

* Qual a sua opinião sobre a relação da mídia com os BRICS?

 

A mídia brasileira tem um olhar positivo para os BRICS, pois o proveito para o país pode ser grande. A situação é semelhante para a África do Sul e Índia e diferente para a Rússia e China, países onde a mídia não é livre.

 

* Qual dos cinco países possui mais facilidade para se comunicar?

 

A China, sem dúvida, por várias razões. A primeira, porque lá a mídia é somente pública e o governo exerce um controle muito acirrado sobre as notícias e sobre os jornalistas estrangeiros presentes em seu território. Segundo, porque hoje o país está em alta, consagrando-se como a segunda maior economia mundial. Como país líder do livre comércio em âmbito internacional e com o talão de cheque na mão, a China investe no mundo inteiro. Por essa razão, beneficia-se de um tratamento privilegiado. Contudo, devemos permanecer conscientes de que estamos marcados por nossa subjetividade nacional e informacional, nosso julgamento de valor é marcado por nossa educação.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org