Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
30 de setembro de 2009

A música mergulha nas redes sociais

Por Tauana Saldanha
Foto: Vanessa Freitas

Foto: Vanessa Freitas

A oficina ministrada por Ticiano Paludo, produtor musical e professor da Famecos, abordou os impactos das novas tecnologias para quem trabalha com música e na influência destas mídias no cotidiano dos comunicadores. Ele explicou que os meios tradicionais – como o jornal e a televisão – repercutem ainda mais. No entanto é preciso adaptar-se também às redes sociais e mídias alternativas.

“Nunca se consumiu tanta música como hoje. Vive-se um tempo confuso para quem trabalha com isso. Mas consumir não significa comprar”, analisou Ticiano. Além disso, ele mostrou aos participantes de sua oficina que hoje, diferentemente da época da ditadura, qualquer um pode ser tanto emissor quanto receptor de qualquer mensagem. Os usuários das redes sociais têm aproveitado essas ferramentas colaborativas como espaços de diversão e liberdade de expressão.

As mídias sociais também são conhecidas como palco àqueles que buscam a fama. Mas Paludo vai além: “Não existe somente a vontade de ser famoso durante uns minutos, mas há o desejo de fazer parte das coisas mais do que meramente de forma pura e simples”.

Para quem ainda se assusta com o avanço tecnológico, o professor esclarece que a tecnologia não ‘faz milagres’. Para aperfeiçoar as produções musicais de hoje existem diversas técnicas à disposição dos produtores. Um exemplo é a narrativa transmidiática, que traz o fã para perto do artista através de uma série de produções paralelas ao trabalho. Outra possibilidade é a netnografia, termo usado para a aplicação da antropologia nas redes sociais. “Trabalhar o conteúdo e explorar bem as redes sociais interligadas traz um bom resultado”, aconselha.

Para o estudante de Publicidade, Rodrigo Fischman, músico tem que estar atento se quiser ter sucesso. “O Ticiano é um estudioso do assunto e é muito importante ouvir quem sabe e está no mercado”, relata o Rodrigo, satisfeito.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org