Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
10 de setembro de 2015

A música popular ressurge com Kleiton & Kledir

Evento musical cultural atraiu apaixonados pela dupla de Porto Alegre e Região Metropolitana
Por Gustavo Padilha
21301032035_ab618970aa_z

Dupla tocou com o Coral da PUCRS na noite da última quarta-feira (Foto: Joana Berwanger)

Com capacidade lotada pelo grande número de fãs, Kleiton & Kledir iluminaram todo o Salão de Atos da PUCRS em um show cultural nesta quarta-feira (9), promovido pelo Instituto de Cultura da Universidade. O número de fãs e famílias ocuparam todos os assentos dos 1620 lugares. Admiradores da música popular brasileira puderam sentir a dupla reacender o ritmo musical pouco explorado pelos músicos do país.  O show foi iniciado com a Canção da Meia-noite, fazendo o público vibrar com a apresentação. A plateia acompanhava as músicas em ritmo de palmas como complementando refrões simbólicos. Kleiton e Kledir homenagearam o público azul e vermelho cantando os hinos dos times gaúchos Grêmio e Internacional.

Saudando a plateia por diversas vezes, K&K  relembraram os 40 anos do seu primeiro trabalho Almôndegas e dos artistas que ajudaram, contribuíram e compuseram músicas junto com eles, na sua antiga banda, como em produção voluntária. Caio Fernando Abreu e Martha Medeiros foram dois outros nomes de brasileiros que diversificaram seus trabalhos. “Essas novidades trouxeram e tiveram resultados incríveis nas canções. Ficou como uma mistura dos The Beatles em cada ideia nova”, disse Kleiton durante o show.

K&K chamaram ao palco os participantes da oficina do Projeto “Letra & Música” realizada na terça-feira (8), idealizado pelos artistas, que além de discutirem, entenderem e cantarem um pouco da história e da importância da música popular brasileira, compuseram a canção Porto Colorido. A dupla e participantes da oficina tocaram para o público, sendo a mesma música utilizada para o encerramento do espetáculo. O Coral da PUCRS também participou do show cantando Navega Coração, que fez os músicos gaúchos se emocionarem com a combinação de sinfonias diferentes para a música. “É um privilégio fazer parte dessas harmonias musicais com vocais do coral. É um prazer que vocês não podem imaginar”, comentou Kleiton.

Os músicos encerraram a apresentação, que teve o patrocínio da GVT, tocando a clássica música de frase cultural gaúcha Deu pra ti e a composição da oficina Porto Colorido.

Kleiton, após o show, disse que desde a primeira banda, Almôndegas, já buscavam inspiração no folclore e ritmos gaúchos. As experiências regionais passadas contribuíram nas composições, mas suas inspirações também têm raízes na música internacional e erudita. “Os nossos objetivos musicais são muito variados, mas a cultura do sul está arraigada em nossa vida para sempre”. Mesmo morando no Rio de Janeiro, eles acreditam manter suas origens do Sul. “Até hoje nós somos uma dupla gaúcha, talvez não como muitas pessoas entendem a cultura do Sul, de uma forma mais especifica, mas nós nos consideramos sim e gostamos de ser denominados assim”.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org