Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CURSO DE VERÃO
10 de dezembro de 2014

“A narração e o comentário no Brasil estão em crise”

Regis Nestrovski, que atuou 11 anos na ESPN americana, ensinará técnicas do comentário esportivo
Por Rafael TImm
Foto: Maia Rubim

Foto: Maia Rubim

Estádio Verizon Center, em Washington DC, lotado. Fãs gritando os nomes de Tim Duncan, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant. O jogo é o NBA All-Star de 2001, que reúne as estrelas da liga de basquete americana. O comentarista Regis Nestrovski e o narrador Ivan Zimmermann da ESPN Internacional estão mais uma vez juntos para uma transmissão esportiva. Todos os astros da temporada de 2000-01 estavam juntos naquele 11 de fevereiro. O jogo começa, o som ambiente da arena é ensurdecedor, e a dupla não conseguia escutar o que o outro falava. Então, a solução encontrada foi Nestrovski levantar o dedo a cada comentário sobre os lances da partida. “Foi muito engraçado naquela multidão toda fazer a transmissão com este truque”, recorda Regis Nestrovski, que ministra, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, o Curso de Verão Comentário Esportivo, em janeiro.

As inscrições acontecem até o dia 14 de janeiro no site e até o dia 16 na Educação Continuada, sala 112, prédio 15. O curso têm quatro encontros e ocorre de 19 a 22 de janeiro, na sala 208 da Famecos. O investimento para o público em geral é de R$ 389. Alunos e diplomados PUCRS têm condições especiais. A carga horária é de 12 horas/aula, de segunda à quinta, das 19h30min às 22h.
“A narração e o comentário no Brasil estão em crise”, afirma Nestrovski, que ficou 11 anos à frente dos microfones da ESPN, nos Estados Unidos. A falta de qualidade torna, muitas vezes, uma tarefa árdua ouvir as transmissões esportivas. “Isso é grave, pois estamos a menos de dois anos do evento mais importante do planeta, as Olimpíadas de 2016”, alerta. A intenção do comentarista, com o curso, é contribuir na formação de novos talentos, com qualidade, educação, cultura e técnica jornalística de narração e análise. “O curso vai agradar esta nova geração de estudantes”, avalia. O senso de humor é essencial para o narrador e comentarista. Para Nestrovski, desde de que seja em bom nível, deve ser utilizado. “Tinha uma dupla na CBS, Pat Summerall e John Madden, que a gente ouvia independentemente do jogo, só pela narração gostosa. Brincalhona”, lembra.
A didática do conteúdo será o Power Pen, ou seja, Nestrovski anota palavras-chave no quadro. “São palavras que ficam gravadas na mente como chaves na preparação do comentário e da importância deste para o comentarista, antes de passar para o ouvinte”, afirma. Os três primeiros encontros são preparatórios para o exercício prático na quarta aula, quando os alunos narram e comentam, como em uma transmissão esportiva. O ministrante destaca que todos os esportes olímpicos serão abordados, não apenas o futebol.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org