Um bate-papo com quatro grandes nomes da publicidade da América Latina aconteceu nessa terça-feira (17) , na Arena do Prédio 7. Além do professor de Publicidade e Propaganda da Famecos Vinícius Mano, outros três convidados internacionais prestigiaram o encontro.
Dentre os temas abordados, o que gerou maior discussão foi o uso da internet como meio para divulgar propagandas. Diego Castillo, diretor criativo da Agência La Comunidad, de Miami (EUA), se mostrou preocupado com a invasão que a publicidade está promovendo na rede, principalmente quando o internauta é obrigado a assistir comerciais contra sua vontade. “A web é um local onde tenho liberdade total, e perco isso quando, por exemplo, quero ver um vídeo mas não posso, não sem antes assistir a um comercial que me rouba pelo menos 20 segundos”, lamentou o publicitário.
A forma com que é feita a publicidade dentro das agências também foi pauta. Os quatro convidados concordaram que a forma de fazer Publicidade e Propaganda no dia a dia precisa ser reinventada. “A economia se renova, o próprio futebol se renova, por que a publicidade não?”, indagou Facundo Moralez, head manager da Brother Creativity School, de Buenos Aires, Argentina.
Juan Rezzónico, diretor criativo da agência DON, levantou uma questão que muitas vezes é deixada de lado, mas que tem uma grande importância, que é o salário dos profissionais. Ele considera fundamental que haja um pagamento justo para quem trabalha no processo de criação. “O dinheiro, além de pagar as despesas, serve como incentivo para quem trabalha”, afirmou.
Os três publicitários argentinos apresentam, nesta noite, a palestra Save the Ad, no Auditório 2 do Centro de Eventos da PUCRS, a partir das 20h.