Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
11 de janeiro de 2016

“A publicidade precisa de pessoas inovadoras e sem vícios”

Rodrigo Pinto se formou em 1991 e é diretor de Criação e vice-presidente da Paim Comunicação
Por Nicolle Timm
Foto: arquivo pessoal

Publicitário Rodrigo Pinto conquistou quatro Leões em Cannes (Foto: arquivo pessoal)

A publicidade entrou por acaso na vida de Rodrigo Pinto. Em 1985, seu plano era fazer Jornalismo, mas os três primeiros semestres de curso feitos em conjunto com alunos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda (PP) mostraram outro rumo. “Me interessei mais pelas disciplinas de PP e vi que também dava para escrever fazendo propaganda”. E foi com o diploma de publicitário que ele saiu da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no ano de 1991.

O interesse pela escrita não desapareceu quando trocou de curso. Ao contrário, Rodrigo se descobriu redator publicitário. A paixão surgiu durante as aulas, com a disciplina de Redação Publicitária. O então professor da Famecos Roberto Philomena foi quem mais marcou sua vida acadêmica. “Primeiro, porque ele era redator. Aliás, um dos melhores. Segundo, porque era o professor que mais nos aproximava da realidade do mercado”, diz.

Seu primeiro estágio foi no marketing da RBS TV, onde fazia as chamadas dos programas. Depois, trabalhou na Agência UM e Nova Forma. Com o diploma de publicitário, foi redator nas principais agências do Rio Grande do Sul. Em 2000, se mudou para a capital paulista para trabalhar na Lew, Lara. Retornou a Porto Alegre em 2003 como Diretor de Criação da Paim Comunicação. Dois anos depois, foi novamente para São Paulo, onde morou até voltar à capital gaúcha em 2010. Hoje, além de diretor de Criação, é vice-presidente da Paim.

Em 23 anos de mercado, Rodrigo conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, quatro Leões em Cannes. O publicitário afirma que receber esses prêmios é um indicativo de estar fazendo um bom trabalho. “Cannes é um dos melhores parâmetros para um criativo, porque reúne trabalhos do mundo inteiro e o júri é extremamente qualificado”. Mas ele ressalta que isso não é sinônimo de sucesso. “Todos os dias temos enormes desafios na Paim e não trabalhamos visando prêmios. Eles devem ser uma consequência desse trabalho que visa, prioritariamente, o resultado dos nossos clientes”, diz, acrescentando que esse reconhecimento significa que estão no caminho certo.

Entre os trabalhos desenvolvidos, o publicitário destaca uma propaganda feita para as Lojas Renner em resposta ao uso da imagem da Gisele Bündchen pela C&A. “Fizemos um comercial com Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, Zulu e Marcelo Anthony. Afinal, mais do que mulher bonita, as mulheres gostam de ver homem bonito!”, brinca.

Depois de graduado, Rodrigo retornou à Faculdade. Foi professor durante dois semestres nas disciplinas de Redação I e Redação III em 2000. “Foi uma experiência boa”, conta. Ele destaca uma lição que leva desde a vida acadêmica. “A Famecos me ensinou algo muito importante para um criativo: a capacidade de trabalhar em grupo, dividir ideias, co-criar”.

Rodrigo enxerga o atual mercado da publicidade em transformação, devido às mudanças pelas quais os meios e formatos estão passando. O publicitário deixa um conselho aos estudantes. “Abram a cabeça! A publicidade precisa de pessoas inovadoras e sem vícios”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (18). O entrevistado é o relações-públicas Fabiano Bonella. Ele se formou na Famecos em 2013 e é diretor da empresa Bonella Produções – projetos culturais. 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org