Rodrigo Godoy (E) palestrou no segundo dia do 28º SET Universitário (Foto: Letícia Monteiro)
“Eu vim apresentar alguns princípios de fé”, afirmou Rodrigo Godoy, ministrante da palestra Globosat: a TV para além da TV. O mediador da conversa foi o professor da Famecos Fabio Canatta. Godoy trabalha com mídias digitais há 17 anos e, há seis, é líder de Projetos Instrumentais em Novas Mídias da Globosat. A palestra ocorreu nesta terça-feira (29), durante o 28º SET Universitário.
O palestrante disse que o estudo dos projetos tem dois objetivos: estreitar a relação do telespectador com os conteúdos que ele consome e desenvolver produtos de eficiência para a Globosat. “Nós somos uma máquina de fazer conteúdo. Temos a missão de ajudar a Globosat a encontrar novos caminhos para explorá-los”. Ele disse que ninguém está preso a uma tela só. E que é preciso entender qual é o nível de engajamento das pessoas em cada umas delas.
Godoy contou que existem quatro grandes estratégias para captar os espectadores hoje: vídeos curtos, VOD nas operadoras, SVOD e vídeosover the top e TV everywhere. Vídeos curtos têm o intuito de conquistar usuários que não querem ver o programa todo, mas só o essencial. Por enquanto, este material é depositado num catálogo automático, um atrás do outro. A proposta agora é agrupá-los em uma linha do tempo que faça mais sentido para os clientes. Por exemplo, em três grandes grupos: humor, ficcção, viagem e música; gols da rodada, esportes radicais, mma, notícia; decoração, beleza, moda e receitas.
O VOD nas operadoras, que significa video on demand, é direcionado para quem deseja assistir qualquer programa a qualquer hora. O SVOD video over the top são canais como o +bis, dedicado exclusivamente para shows, e o Philos, que existe somente na web, e fala sobre arte e música. Por último, o TV everywhere é o play depois do nome do canal. CombatePlay e TelecinePlay, por exemplo.
Além disso, a Globosat tem outras iniciativas, como conteúdos para degustação e aplicativos de times, que foi o primeiro produto da marca envolvendo Apple Watch. Todos os times que integram ou já integraram a série A do Campeonato Brasileiro têm um aplicativo. Neles, existem notícias, vídeos e alertas durante os jogos.
Mirando as Olimpíadas de 2016, Godoy disse que a equipe dividiu o evento em três partes: pré-jogos, esquenta e durante. O palestrante explicou que, nas Olimpíadas, a Globosat pretende fazer uma transmissão muito além da televisão. “Serão 16 canais de TV e 40 canais com conteúdo exclusivo na web”, revela. Ele afirmou que o número parece grande, mas é necessário. “Durante os jogos, dentro de um estádio, acontecem diversas modalidades ao mesmo tempo”.
“Nós queremos conquistar todas as telas, trabalhando com interfaces imersivas”. Sobre o futuro, ele garante: “Existem novos tipos de consumo que ainda vamos descobrir. Nós fazemos projetos complexos e criativos o suficiente para que isso aconteça”.