Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
22 de agosto de 2016

“A sensação era de estar perto de grandes oportunidades”

Milene Sahagoff recebeu o diploma de Relações Públicas em 1998
Por Nicolle Timm
(Foto: Luísa Zelmanowicz)

Milene Sahagoff trabalha com produção de eventos (Foto: Luísa Zelmanowicz)

A fala rápida e o bom humor entregam logo a profissão de Milene Sahagoff. Era 1994 quando a menina que vinha de Rio Grande, no interior do Estado, chegou à Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS com o desejo de se tornar uma relações-públicas (RP). Comunicativa, entrou no curso com a sensação de que aquilo era seu chão e saiu convicta de que essa deveria ser a sua carreira profissional. “Descobri que era sim Relações Públicas. Me encantei trabalhando, me apaixonei e descobri que não poderia fazer outra coisa”, afirma.

Assim que chegou na Famecos, Milene teve uma grande surpresa. Ela lembra de ser uma faculdade grande, surpreendente, que superou todas as suas expectativas para aquele momento. Ainda hoje, lembra do primeiro dia de aula, com o auditório do prédio 7 cheio. Foi lá que iniciou a amizade com a atual professora de faculdade Paula Puhl, que, mais tarde, se tornaria uma das suas boas heranças da Famecos e um vínculo que permanece até hoje. “Ela é uma das minhas melhores amigas”, conta Paula ao reencontrar Milene no saguão.

Depois de anos sem visitar a casa onde se formou, a relações-públicas confessa que tem saudade. “São tantas recordações. Hoje quando entrei aqui, deu vontade de voltar e fazer toda a faculdade de novo para aproveitar melhor”, brinca. Uma dessas lembranças é o SET Universitário, caracterizado como a maior expectativa durante os quatro anos de curso de graduação. Milene, assim que se formou em julho de 1998, organizou com outros colegas a festa de encerramento do SET no Opinião. Hoje, ela vê o evento como uma benção, um mundo à parte onde só quem vive sabe o que significa. Mas essa não é a única recordação dela dos tempos de estudante. Antonio Hohlfeldt, Neka Machado e Ana Baseggio são alguns professores dos quais se lembra com carinho. “Na faculdade, a sensação era de estar perto de grandes oportunidades, grandes nomes do meio da comunicação”, explica.

Milene, assim como a fala rápida entrega, não combinava com o verbo parar. Fez trabalhos freelancers de eventos na PUCRS, estágio em uma escola de inglês pequena no Centro de Porto Alegre, em clínica estética e na Land Rover, todos relacionados com Relações Públicas. Depois de se formar e concluir a organização da festa de encerramento do SET Universitário, foi trabalhar temporariamente, de outubro de 1998 a abril de 1999, como RP na Festa do Mar, evento que ocorre em Rio Grande. Desde então, Milene não voltou mais para residir na Capital. Foi coordenadora de eventos na RBS TV de Pelotas durante dois anos e se tornou sócia da agência de comunicação Grupo M3, em Rio Grande. Lá, era responsável pelo atendimento, planejamento e produção.

Em um dos eventos organizados através da agência, Milene foi convidada para fazer um casamento. “Nunca tinha me passado pela cabeça trabalhar com produção de eventos particulares. Parei para pensar, organizei e descobri que fui feita para isso”, diz, acrescentando que a atividade tomou conta da agenda. O resultado disso somado a outros fatores foi sua saída do Grupo M3, depois de dez anos, e início na carreira solo. Até hoje, ela faz eventos empresariais, mas 95% são os particulares.

Desde então, desenvolveu trabalhos em Pelotas, no exterior e, em outubro desde ano, vai ser assistente de cerimonialista em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com cinco anos de carreira solo, Milene trabalha em um home office, instalado em uma sala da casa dos seus pais. Colocou o nome de Milene Sahagoff – Relações Públicas e Assessoria em Eventos e insiste em colocar o curso na sua marca. “Quando fiz, todos me questionaram o porquê de ‘Relações Públicas’. Falei que posso até tirar o Assessoria em Eventos, mas o Relações Públicas eu não tiro. É uma questão de honra, minha profissão”, brinca, aos risos.

Se tem algo que Milene guarda da faculdade, é o que ela proporcionou à relações-públicas. Segundo a profissional, foi no prédio 7 que tudo começou e onde adquiriu o conhecimento que permitiu a descoberta de sua verdadeira vocação. “Penso que temos três bases essenciais: a realização profissional, os amigos e a família. E a Famecos me deu a minha realização profissional e amigos maravilhosos, presentes na minha vida até hoje”, diz, saudosa.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (29). O entrevistado é Cristiano Trein, formado em Publicidade e Propaganda na Famecos no ano de 1998. Ele é produtor executivo e diretor de cena na produtora de comerciais e conteúdos Guts and Films.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org