Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INOVAÇÃO
21 de novembro de 2014

A tecnologia recria o mundo

Lançamento do Garagem Criativa ocorreu nessa sexta-feira (21), no TECNOPUC Viamão
Por Rossana Ruschel
Foto: Rossana Ruschel

Foto: Rossana Ruschel

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC) recebeu, nesta sexta-feira (21), uma série de palestras, que lançam o Garagem Criativa. Entre elas, estão as ministradas por Pier Carlo Sola e Leandro Gejfinbein. Sola, formado em engenharia elétrica na Itália, falou sobre a diferença entre o analógico e o digital e abordou a convergência digital. “De várias tecnologias, nasceram duas: a realidade virtual e a realidade aumentada”, explicou Sola.

A realidade virtual como conhecemos hoje, segundo o engenheiro, é um ambiente de simulação, podendo recriar experiências sensoriais. O ambiente “sensorama” é um exemplo de sistema. Antigo, mas que funciona até hoje. As áreas de aplicação da realidade virtual podem ser divididas em: patrimônio histórico e arqueologia; fiction; filmes; jogos; música e artes; uso terapêutico; capacitação e treinamento; manufatura; e urbanística. “A realidade aumentada é a soma de informações de sentido analógico que não podem ser captadas pelos sentidos humanos”, disse. Um exemplo de realidade aumentada é o sistema que capta os movimentos da pupila do cirurgião para que os instrumentos realizem exatamente o procedimento durante uma cirurgia. Segundo Sola, quando se está em um ambiente criativo, as tecnologias de realidade virtual e aumentada abrem possibilidades sem fim para a abertura de empresas. “Nessa área, o limite é a fantasia”, afirmou.

O publicitário Leandro Gejfinbein, por sua vez, falou sobre criatividade, tecnologia e empreendedorismo. Gejfinbein se formou na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e hoje trabalha na globo.com, onde há três anos assumiu a área de inteligência de mercado. “A arte tem muito a nos ensinar sobre a criatividade”, avaliou. Durante sua palestra, apresentou conceitos baseados no movimento cubista: ver o mesmo de um jeito diferente, decompor e recompor, combinar e recombinar. Para Gejfinbein, criar é isso. “É preciso se questionar o tempo todo quando se trabalha com criatividade”, ensinou. Durante sua explanação, disse que a tecnologia pode recriar o mundo, e isso é criatividade pura. “A tecnologia criou uma nova linguagem, baseada em representação numérica, modularidade, automação, variabilidade e transcodificação”.

Para o publicitário, quanto mais as pessoas usarem a tecnologia, mais serão transformadas por ela. “Vivemos um momento de transição, no qual podemos pensar sobre essas coisas de uma maneira muito profunda. A próxima geração nasce nesse mundo”, comentou, antes de finalizar a palestra com um incentivo: “Empreender é conseguir encontrar as brechas da tecnologia. É se perguntar qual código ainda não foi quebrado”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org