Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
GAMES
29 de setembro de 2014

A “televisidade” evidenciada nos jogos eletrônicos

Professor espanhol falou sobre a relação entre jogos eletrônicos e esportes
Por Giovana Fleck e Larissa Schwade
Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS

Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS

Nesta segunda-feira (29) ocorreu, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), a palestra Jogos eletrônicos e televisão: influências na produção audiovisual de conteúdos esportivoscom o espanhol Joaquín Marín Montín, da Universidad de Sevilla. O professor apresentou o assunto em dois momentos do dia. Durante a manhã, aberto a todos os estudantes, e à tarde, para os alunos do Espaço Experiência.

Montín elaborou sua pesquisa baseado em cinco jogos principais, apresentando enfoque a três deles durante a palestra. Todos os games estudados abordam alguma modalidade esportiva. Como exemplo, utilizou os jogos Pro Cycling Manager, que retrata os campeonatos de ciclismo, em especial, o Tour de France; MotoGP, que foca nas corridas de motociclismo; e a série FIFA, de grande sucesso mundial, que insere o jogador no universo dos grandes campeonatos do futebol. “Esses jogos me interessaram por terem relação direta com a TV”, afirmou. De acordo com Montín, isso se dá pelo fato de empresas do audiovisual, que patrocinam os eventos reais, acharem um nicho novo no mercado de games.

Atualmente, tanto o mercado quanto os próprios usuários sentem a necessidade da associação entre a linguagem audiovisual e o universo dos videogames. Esse tema foi abordado pelo professor como algo factual na comunicação. Para se expressar mais coerentemente, a palavra “televisidade” foi introduzida durante a apresentação, ressaltando o contato entre a televisão e os meios que se permitem ser influenciados por ela. “Somos televisivos. Estamos diante das telas a toda a hora, seja em casa ou fora dela”, explicou.

A troca entre os dois canais provocou mudanças no segmento dos jogos eletrônicos e das coberturas esportivas. Novidades interativas foram acrescentadas, inovando no modo de transmitir eventos de esporte. Como exemplo, durante a Copa do Mundo FIFA deste ano, as partidas puderam ser assistidas pela internet a partir do ponto de vista de diversas câmeras. Isso permitiu ao espectador acompanhar o evento com as imagens que preferisse. Em contrapartida, no meio digital, novos elementos, como o grafismo aperfeiçoado e o detalhamento, foram inseridos para criar uma narrativa lógica, se adequando à interatividade virtual. “Na televisão, o mais importante é a narrativa. Quando o plano geral é quebrado, a possibilidadede de imersão se faz possível”.

A base do mercado é o entretenimento. A capacidade de unir a realidade e a interatividade atrai espectadores para qualquer plataforma. “Agora estamos apenas no princípio, essas noções irão se desenvolver muito mais daqui para a frente”, projetou.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org