Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SOLIDARIEDADE
22 de dezembro de 2013

A vida como o maior presente de Natal

Crianças internadas no Hospital São Lucas celebram a alegria do Natal
Por Bárbara Biolchi
Crianças reunidas na comemoração de Natal do Hospital São Lucas

Crianças reunidas na comemoração de Natal do Hospital São Lucas (Foto: Cassiana Martins)

A decoração de balões que enfeita a porta do anfiteatro é um indício de que, lá dentro, pessoas estão reunidas para uma comemoração. No palco, uma cadeira vermelha que aguarda pelo seu ocupante, caixas embrulhadas em papéis coloridos e uma senhora que profere palavras de agradecimento, pede aplausos, canta músicas alegres e revela quais serão as atrações da tarde. Na plateia, cem crianças com os olhos inquietos, tagarelando eufóricas e ansiosas pelo momento especial. Ao lado, as mães compartilham a expectativa dos filhos e conversam acaloradamente, entre risos.

Esse cenário foi construído no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, na tarde da última sexta-feira (20). As cem crianças que estavam na plateia estão internadas ou se recuperam de algum problema de saúde. E o motivo da reunião era único: proporcionar um momento de alegria e celebração do Natal em um espaço onde muitas dificuldades são enfrentadas. Para isso, números de mágica foram apresentados, contadores de histórias promoveram um momento de leitura e músicas natalinas foram cantadas, incentivando todos a participarem.

A celebração de Natal das crianças do Hospital São Lucas foi organizada pela pedagoga Juliana Pierdoná, que há 14 anos se dedica a promover a arrecadação de brinquedos, atender aos pedidos natalinos dos pacientes e criar um ambiente de comemoração e reflexão sobre a importância da vida para aquelas pessoas. Juliana foi responsável por todos os preparativos da festa e contou com o apoio de pessoas e instituições que se solidarizaram com a causa. Entre elas, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que a partir de uma campanha feita entre funcionários e estudantes, doou 66 dos 100 presentes angariados neste ano.

No momento em que as luzes se apagaram, alguns fizeram absoluto silêncio, enquanto outros já gritavam em pé pelo tão esperado Papai Noel. Quando o homem de barba branca e roupas vermelhas entrou no palco, todos transbordaram em aplausos e sorrisos. Ouviram atentos às palavras do bom velhinho, mas não conseguiam esconder a ansiedade pela entrega dos presentes. Um a um, os pequenos foram sendo chamados pelo nome e subiram ao palco. Depois do abraço, um largo sorriso no rosto, um embrulho colorido nas mãos e um ‘muito obrigado’, dito com toda a inocência e timidez que só pertence aos que ainda não cresceram.

Em meio a todos, uma menina de vestido preto se destacava pela inquietação. Ana Júlia Centeno, de sete anos, foi chamada e, no mesmo instante, correu até o palco. Recebeu uma caixa rosa, quase de seu tamanho, agradeceu e voltou em correria para o lado da mãe. “Agora eu sou a rainha do meu castelo, mamãe”. Juliana Centeno, a mãe de Ana Júlia, olhou conntete e confessou, entre suspiros, que não conseguia medir sua felicidade por ver a filha recuperada de seus problemas de saúde. E feliz com o castelo de bonecas que havia ganhado.

Com essa descontração em todas as entregas que se seguiram, todos receberam seus presentes. Crianças de todas as idades, que enfrentam as dificuldades de uma internação hospitalar, tiveram uma tarde de descontração e puderam comemorar, com seus familiares e com toda a equipe de funcionários, a data mais simbólica e emblemática do ano. O ambiente foi invadido pelo espírito natalino e todos puderam comemorara plenitude da vida.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org