Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
17 de setembro de 2013

A vida que muitos gostariam de ter

Leondre Campos e Ricardo Faissol representam Canal Off em palestra do SET
Por Luiza Coelho
Os palestrantes Leondre Campos e Ricardo Faissol contam como veio a idéia de criar o canal OFF e o seu dia-a-dia. A palestra foi mediada pelo Professor Juan Domingues. Foto: Ágatha Pedotte/Famecos/PUCRS

Os palestrantes Leondre Campos e Ricardo Faissol contam como veio a idéia de criar o canal OFF e o seu dia-a-dia (Foto: Ágatha Pedotte/Famecos/PUCRS)

“Era terça-feira e eu estava em uma praia no México, gravando dentro da água. O que mais eu poderia querer?”. A frase é de Ricardo Faissol, designer, cineasta e criador da Faissol Filmes, na palestra que ministrou ao lado de Leondre Campos, coordenador nacional do Canal Off, da Globosat, e ex-diretor do programa Não conta lá em casa, do Multishow. A partir do tema A vida que eu queria – comunicação e aventura na tevê, a dupla, mediada pelo professor Juan Domingues, falou sobre a construção e concepção do Off e destacou formas de narrativa e produção audiovisual.

Entre os diferentes programas que compõem a grade do Off, um, em especial, garante a identidade do projeto. A vida que eu queria, cuja proposta é tratar do destino profissional de dois amigos de infância, que acabam trocando a formalidade dos escritórios pelo que sempre sonharam: rodar o mundo por causa do surfe.

Dirigido por Ricardo Faissol e vivido por Bruno Pesca e Marcelo Trekinho, o primeiro programa da grade do Canal Off não foi idealizado ao acaso. Pesca, que antes trabalhava com economia, também fazia parte do grupo integrante do Não conta lá em casa quando decidiu viajar por conta própria para surfar. “Ele veio com a ideia de fazer um programa sem saber muito bem o que queria. A não ser o jeito que ele desejava viver”, contou Campos. Chamou, então, Trekinho para acompanhar e Faissol para dirigir. Hoje, estão em processo de captação da quarta temporada.

Para Ricardo Faissol, não bastava preencher os episódios da grade apenas com surfe. “Eu queria fazer alguma coisa que o pessoal que não entende do esporte e do estilo de vida também gostasse de assistir”, disse. Para isso, e pela facilidade de identificação do público, a história dos amigos de infância serviu perfeitamente ao projeto.

De acordo com Campos e Faissol, a linha editorial do Off se sustenta através de um tripé – ação, aventura e natureza – e da busca incessante pela originalidade dos formatos, mesmo com uma equipe e orçamento reduzidos. ” O Off não é um canal só de eventos, aventura, esportes radicais e vida selvagem. É um reflexo do homem que não se satisfaz com o sucesso limitado à carreira, que está disposto a largar tudo para seguir seus sonhos”, afirmou Campos, lembrando que os programas também são voltados ao público que quer praticar esportes ou viver aventuras eventualmente.

Eles incentivaram, também, os estudantes que assistiam à palestra a criar e colocar em prática seus próprios projetos. Propostas como as que eles mesmos decidiram colocar em prática. Um estudou Direito e optou por viver da produção audiovisual e, agora, coordena a programação nacional do canal Off. O outro produz conteúdo essencialmente voltado para assuntos como aventura e viagens. “Nós rodamos meio mundo”, divertem-se Leondre Campos e Ricardo Faissol. Não é para menos. Eles têm a vida que muitos gostariam de ter.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org