Produtores e diretores gaúchos têm a oportunidade de inscrever, até o dia 27 de maio, seus curtas e médias metragens na 10ª edição do prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas. Integrante do 41º
A atividade é realizada desde 2004, como uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Festival de Cinema de Gramado e a Prefeitura. O projeto também conta com apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV) e da Fundação Cinema RS (Fundacine).
Os trabalhos podem ser captados em qualquer formato, desde que as cópias de exibição sejam enviadas em películas de 35mm, 16mm ou em DVD. A duração das metragens deve ser de, no máximo, 25 minutos, incluindo os créditos. Os filmes selecionados serão divulgados, preferencialmente, até o dia 15 de junho de 2013, sendo os vencedores premiados com um total de R$ 30 mil, divididos em onze categorias: melhor ator, atriz, diretor, filme, fotografia, roteiro, montagem, direção e arte, música, edição de som e produtor executivo.
No ano passado, a Mostra recebeu a inscrição de 48 curtas, correspondendo a 11 horas de exibição. Foram selecionadas 21 produções. Posteriormente, as metragens foram apresentadas no Festival de Cinema de Havana, a partir de uma iniciativa da secretaria de Estado da Cultura.
O Festival de Cinema de Gramado é uma mostra internacional, com foco para o Brasil e para a América Latina. Em 2013, o evento chega a sua 41ª edição, que acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto.
Os interessados em inscrever seus trabalhos no prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, devem preencher o formulário eletrônico disponível no site do Festival.