O Curso Estado de Jornalismo, realizado pelo Grupo Estado, completa 25 anos em 2014. Desde sua primeira edição, em 1990, ele se consagrou como um dos mais tradicionais programas de treinamento para jovens profissionais do país, já tendo formado 700 estudantes. O programa é o único do gênero, válido como extensão para a Universidade de Navarra, da Espanha. As inscrições para participar do curso, que foram abertas nesta segunda-feira (7), seguem até 10 de agosto e podem ser feitas através do site Vagas. O workshop é gratuito e inclui disciplinas teóricas de política, economia, filosofia, ética e língua portuguesa, além de atividades práticas, como entrevistas com convidados e exercícios realizados na própria redação do jornal O Estado de S. Paulo.
Podem se inscrever alunos do último ano de Jornalismo de qualquer universidade brasileira e profissionais que foram graduados entre 2012 e 2013. Para ingressar, é necessário passar por um processo seletivo de duas fases. A primeira etapa acontece logo no momento da inscrição, em que o candidato, além de incluir currículo e justificativa de interesse, deve passar por provas de conhecimentos gerais, inglês e português.
Para a próxima fase serão selecionados 90 estudantes, que deverão comparecer à sede do Grupo Estado, em São Paulo, para realizar a seleção, com duração de um dia. A turma com os 30 finalistas será divulgada em 29 de agosto.
Os 30 candidatos selecionados farão atividades em período integral, de 15 de setembro a 12 de dezembro, com aulas que complementam sua formação acadêmica. No programa, estão previstos, ainda, um treinamento sobre Reportagem com Auxílio do Computador, ministrado por José Roberto de Toledo, e um acompanhamento de gastos públicos, com Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas.
Os alunos terão a oportunidade de aprender a prática, dentro das redações do Grupo Estado, e produzirão um suplemento especial publicado ao fim do curso, no jornal O Estado de S. Paulo, e, em versão multimídia, no Portal Estadão.