Adriano Pinzon Garcia conquistou o segundo lugar na categoria Estudante do Prêmio de Jornalismo Massey Ferguson (Foto Lucas Zandonai/Famecos/PUCRS)
Aquela matéria produzida em uma disciplina dentro da faculdade pode ir além dos muros do mundo acadêmico. Foi o que aconteceu com Adriano Pinzon Garcia, o ex-famequiano, hoje jornalista. “Escrevi o texto para a cadeira de Jornalismo Especializado, dos professores Almir Freitas e Juan Domingues. Após mais de meio ano, vi que tinha aberto as inscrições para o Prêmio Massey e lembrei da matéria. Tirei da gaveta e fui atrás das fontes novamente. Fui atualizando as informações, para ficar mais temporal”, explica Garcia, referindo-se ao Prêmio de Jornalismo Massey Ferguson. Garcia conquistou o segundo lugar no concurso de 2013.
Voltado para jornalistas e estudantes de todo o Brasil e também da América do Sul, o Prêmio tem como objetivo avaliar matérias sobre o agronegócio. Garcia concorreu na categoria Estudante com a matéria Avião faz papel de pássaro em reflorestamento. A reportagem foi veiculada no Editorial J, laboratório de jornalismo do Espaço Experiência. Ter a matéria publicada em veículo acadêmico é um dos requisitos para concorrer.
Segundo ele, ser reconhecido por um prêmio em âmbito nacional ajuda o estudante a ver se ele está seguindo no caminho certo. “Durante a faculdade (e na vida também) muitas dúvidas rondam a nossa cabeça. Esse reconhecimento serve para mostrar que, aos poucos, as coisas e a profissão vão tomando forma. Depois disso, comecei a ficar mais ligado em premiações, me inscrevi para outras”, enfatiza. Em novembro de 2014, quando estava concluindo o Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Garcia ganhou o Prêmio ABEAR de Jornalismo, em São Paulo, na categoria Jovens Jornalistas, com a reportagem Futebol: uma religião para a Argentina.
Para os alunos interessados e motivados a seguir o exemplo de Garcia, estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio de Jornalismo Massey Ferguson. Elas podem ser feitas até dia 10 de julho de 2015, podendo concorrer trabalhos publicados entre 10 de julho de 2014 a 10 de julho de 2015. Através do site, alunos de Jornalismo podem se inscrever na categoria Estudante.