A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento disponibiliza os editais para as inscrições de projetos de iniciação científica do Programa de Bolsas Pesquisa para Alunos da PUCRS (BPA) 2015. As inscrições devem ser feitas no site do Sistema de Avaliação de Projetos (SAP) até o dia 15 de dezembro. Os pesquisadores precisam indicar se o projeto é novo ou para renovação. Após homologação, em março de 2015, o pesquisador indica os alunos da Universidade para a bolsa de iniciação científica.
Segundo a professora Cleusa Scrofernecker, a bolsa é um diferencial qualitativo e competitivo na formação acadêmica e profissional do aluno. “A iniciação científica é um campo aberto de possibilidades e desafios. Representa a oportunidade dos estudantes participarem de projetos com pesquisadores com expertise em suas áreas de atuação”, afirma. Para concorrer à bolsa, alunos devem entrar em contato diretamente com o professor pesquisador ou inscrever-se na Coordenadoria de Pesquisa, Prédio 15, sala 111. “É importante a inscrição, pois há pesquisadores de outra áreas que solicitam bolsistas da Comunicação”, destaca.
A estudante de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Maia Rubim ingressou no programa de iniciação científica para aprender as técnicas de pesquisa, visando à monografia. A aluna é bolsista da professora Dóris Fagundes Haussen e desenvolve estudo sobre o rádio no Brasil no período de 2002 a 2012. “O trabalho é coletar artigos em revistas e fazer uma ficha com o resumo dos textos, além de outras informações, como a metodologia”, conta Maia.
Estão disponíveis oito editais: Projeto de Apoio Técnico, Projeto de Interesse Institucional, Projetos em Pesquisa Clínica, Programa de Apoio à Integração entre Área, Programa de Apoio a Projetos Relacionados a Licenciatura, Programa de Apoio a Acervos Culturais, Programa de Apoio a Pesquisa e Extensão Comunitária na Área de Desenvolvimento Social e Programa de Apoio a Acervos Científicos.