Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
23° SET UNIVERSITÁRIO
23 de setembro de 2010

Abertura do 23º SET Universitário contou com a palestra de Maurício Mota

Por Bruna Martins
O poder do Media Storytelling para o futuro da comunicação (Foto: Mariana Fontoura)

O poder do Media Storytelling para o futuro da comunicação (Foto: Mariana Fontoura)

O poder da convergência está nas histórias. Foi com este tema que teve início ontem, 21 de setembro, o 23º SET Universitário com o RBS Debates, no Centro de Eventos da PUCRS. O ministrante foi Maurício Mota, chief storytelling officer da empresa Os Alquimistas, e os debatedores convidados foram André Pase, professor de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Mauro Dorfman, presidente da DEZ Propaganda e Alice Urbim da RBS. E se ao ler este parágrafo do texto surgiu na sua cabeça a famosa música de Jorge Ben, você está correto, é daí que vem o nome da empresa. E os significados não param por aí. A imagem que identifica é a de São Jorge porque, segundo Mota, trabalhar com narrativa transmídia é “matar um dragão todos os dias”. Em sua primeira visita a Porto Alegre, especialmente para o SET, Mota contou um pouco sobre seu trabalho.

Sua função, como ele mesmo define, é trabalhar contando histórias de diversas maneiras. Para explicar melhor, durante a palestra, surgiu no telão a imagem de Alice no País das Maravilhas: “Nós trabalhamos assim como Alice que entra na toca do coelho e descobre várias histórias”, conta Mota. Para ele, toda história quer nos dizer alguma coisa e o que importa é saber contá-la direito porque tudo começa com o conteúdo, “as pessoas falam tanto de transmídia, mas esquecem da narrativa”, comenta.

Outra questão essencial para o trabalho com storytelling salientada por Mota são os fãs que participam na divulgação das histórias. Foi o caso dos vídeos criados do personagem Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite (de José Padilha, 2007) inseridos no Youtube, em que ele interrogava diversas celebridades como o ex-presidente americano George W. Bush, entre outros, que tiveram um significativo número de acessos. “Tem que ter gente para ouvir a sua história, caso contrário não adianta nada”, afirma o storytelling.

Mota diz que está enganado quem pensa que só dá para trabalhar com a narrativa transmídia em programas de entretenimento. Um dos projetos dos Alquimistas foi o Almanaque na Rede, uma atividade desenvolvida para ajudar os alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro a praticar a dissertação para se preparar para o ENEM. Inclusive, educação foi um ponto bastante abordado pelo palestrante, que gostou bastante de participar do evento: “O papel da Universidade é essencial. Hoje em dia não temos pessoas qualificadas para trabalhar nesse meio e esses estudantes aqui hoje são os futuros profissionais”, fala o entusiasmado contador de histórias.

Entrevista com André Pase

Entrevista com Maurício Mota

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org