A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, em parceria com a Student Travel Bureau (STB), divulga seu novo projeto: o Abre Aspas. A proposta trará profissionais de todo Brasil, com objetivo de promover discussões e oferecer aproximação de alunos e mercado de trabalho. Pautados pela Comunicação Social, os convidados realizarão uma palestra e uma oficina. No dia 23 de abril, às 20h, o auditório da Famecos receberá o primeiro palestrante, o jornalista e documentarista Caio Cavechini, editor do Profissão Repórter, da Globo.
Serão 24 horas com um profissional. “Vamos fazer movimentar a informação. Oxigenar e trocar experiências integrando o mercado e os estudantes”, estimula Fabian Chelkanoff, professor e coordenador do curso de jornalismo e um dos idealizadores do projeto. As palestras serão abertas a todo público, de acordo com a lotação do auditório do prédio 7. As oficinas terão 25 vagas e serão exclusivas para alunos da Famecos. Os convidados seguintes serão divulgados com 15 dias de antecedência.
Diretor do longa-metragem “Carne, Osso” e o curta “A casa da Vó Neyde”, exibidos em diversos festivais do Brasil e do exterior, Caio Cavechini é o primeiro convidado. Jornalista e documentarista, desde 2006 ele é editor e repórter do programa Profissão Repórter. Participou de coberturas diversas, como da Copa 2010 na África do Sul e do conflito em Gaza. Na Famecos, Cavechini ministrará a palestra “A reportagem e o documentário: um registro documental e as novas linguagens de TV”. A partir das 9h do dia seguinte à palestra, Cavechini realizará oficina com a temática de documentários e a sua intersecção com a reportagem de TV, aprofundando, na prática, o conteúdo da palestra da noite anterior.
O Abre Aspas acontecerá apenas nos meses em que não há grandes eventos na Famecos – como SET Universitário, em setembro, e Seminário Internacional da Comunicação, em novembro. Mais informações podem ser acessadas no site do projeto.