A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, em parceria com a Student Travel Bureau (STB), apresenta o segundo convidado do projeto Abre Aspas: o jornalista Klester Cavalcanti. A palestra O relato de um jornalista preso e torturado em plena guerra da Síria acontece dia 14 de maio, às 20h, no Auditório da Famecos.
No dia seguinte, a partir das 14h, Cavalcanti ministrará a oficina Como saber onde está o limite em coberturas de zonas de conflito?, com a presença do jornalista e editor de Mundo da Zero Hora, Luiz Antônio Araújo. A oficina é exclusiva para alunos da Famecos e terá 40 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas através do site.
Klester Cavalcanti é o único jornalista brasileiro que entrou em Homs – terceira maior cidade da Síria e uma das mais afetadas pela guerra. A experiência vivida e as histórias que encontrou no país árabe durante a guerra civil são relatadas em seu quarto livro, “Dias de Inferno na Síria”. A obra conta detalhes de momentos dramáticos vividos por Cavalcanti a partir do momento em que o jornalista foi pego pelas tropas do governo Bashar al-Assad.
Além deste, é autor dos livros “Viúvas da Terra”, “O Nome da Morte” – vencedores do Prêmio Jabuti de Literatura em 2005 e 2007, respectivamente – e “Direto da Selva”. Já trabalhou nas redações de Veja, Viagem e Turismo, VIP, Estadão e IstoÉ. Conquistou o prêmio de Melhor Reportagem Ambiental da América do Sul e o Lorenzo Natali Prize, prêmio mais importante do mundo no âmbito dos direitos humanos. Após a palestra, o livro “Dias de Inferno na Síria” estará à venda e haverá sessão de autógrafos.
O Abre Aspas é o projeto da Famecos em parceria com a STB que busca trazer profissionais da comunicação de todo o Brasil, com o objetivo de promover discussões e oferecer aproximação de alunos e mercado de trabalho. Acontecerá nos meses em que não há grandes eventos na Faculdade – como o SET Universitário, em setembro, e o Seminário Internacional da Comunicação, em novembro. Para mais informações, acesse o site do projeto.