É possível contar sua vida em um minuto? A Adobe System Incorporated acredita que sim. Através do concurso Sua vida em 60 segundos, a organização desafia o público a criar vídeos criativos e originais com as ferramentas de edição da empresa. O prazo final para o envio dos trabalhos é 13 de setembro.
Apesar de definir o foco – estudantes de graduação e técnicos -, é possível participar sem um vínculo com universidades e cursos. Só é preciso ser maior de 18 anos. Os cinco finalistas, que serão divulgados até 20 de setembro, terão direito a prêmios. Tablets, laptops e um ano de associação ao programa Adobe Creative Cloud – que reúne as ferramentas Premiere Pro, After Effects, Photoshop e Audition – são benefícios distribuídos entre os vencedores. O campeão será conhecido em 27 de setembro e ganhará uma viagem de quatro dias a Los Angeles.
Segundo o regulamento, os critérios de avaliação dos vídeos são a criatividade, a originalidade, a adequação ao tema e o uso de ferramentas da Adobe. No entanto, os trabalhos devem ser individuais e não podem estar publicados em nenhum outro local. Para um julgamento democrático, a instituição disponibiliza acesso ao Creative Cloud durante 30 dias.
A produção audiovisual de um minuto é algo comum para a equipe do Editorial J. Diariamente, a professora da Famecos Paula Puhl coordena o programa 60 segundos. Para ela, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela equipe na criação desses vídeos é a quantidade de informações a serem abordadas num “curto, mas nem tanto, tempo”. Paula incentiva a participação dos alunos na competição. “É possível tratar da sua vida com um personagem que lhe represente. Quem é ele? De onde veio? O que torna sua vida interessante? Aonde quer chegar? Tudo ilustrado com imagens e efeitos, combinados com a fala”, aconselha.
Há mais informações no site oficial do concurso. Alguns vídeos já enviados são exibidos na página.