Professora Danusa Oliveira e aluna Ana Carolina Zottis apresentaram case sobre o 27˚ SET Universitário (Foto: Rossana Ruschel)
Para discutir temas inerentes às funções das agências experimentais de comunicação na universidade, coordenadores, estagiários, professores e funcionários ligados aos laboratórios reuniram-se nessa quinta-feira (8) na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), em Lajeado. Alunos e professores da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) estiveram presente no evento, que na próxima edição terá a PUCRS como sede.
O dia de atividades se iniciou com a palestra Agência Experimental enquanto laboratório de aprendizagem, ministrada pela professora Daiani Clesnei da Rosa. A palestrante analisou a grande mudança nas questões educacionais relativas à aprendizagem prática, que deve ocorrer ao longo de todo curso, e não apenas quando o aluno se formar e entrar no mercado de trabalho. Para ela, há uma transformação na concepção de ensino. “O professor, que antes ensinava, hoje é mediador. O aluno, anteriormente receptor, agora é tido como sujeito, pois tem acesso aos conteúdos, necessitando da visão crítica do professor para selecionar esses conhecimentos disponíveis”, disse.
Daiani também destacou a importância do trabalho em equipe, que precisa estar presente nas agências experimentais. “O aluno deve aprender a trabalhar em grupo, a se relacionar com o outro. Ele precisa compreender que suas atitudes não afetam apenas a si próprio, mas a todos”. Para isso, afirma a professora, torna-se necessário o desenvolvimento das chamadas habilidades atitudinais. A agência experimental é o local onde as dimensões cognitivas, atitudinais e procedimentais se encontram. “Se o professor propõe um trabalho em grupo, por exemplo, existe um objetivo. O aluno que prefere realizar o trabalho sozinho deve ser incentivado a compreender essa proposta”, afirmou.
A forma como a agência realiza o diálogo entre a teoria e a prática também foi alvo de reflexão. “O objetivo de um laboratório de ensino é promover experiências que auxiliam no desenvolvimento do aluno. A agência não pode ser um simulador da realidade, de forma a se desvincular do curso”, explicou a palestrante.
Por fim, Daiani apresentou a tríade do processo didático-pedagógico. “Hoje o docente deve ser mediador, desafiador e incentivador, enquanto o estudante deve ser questionador, curioso e ativo. O conteúdo precisa ser interativo, acessível e globalizado”. Após a palestra, alunos e professores refletiram sobre o papel de um laboratório de ensino dentro da formação acadêmica, assim como a relação desse laboratório com as disciplinas dos cursos, com o perfil do egresso e outros elementos pedagógicos. Houve troca de experiências entre as agências das seis universidades presentes: Famecos, representando a PUCRS, Univates, Feevale, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Unisinos.
No período da tarde, os alunos participaram das oficinas de Edição de Vídeo, Fotografias em Movimento e Silk Screen. Os professores foram divididos em grupos de discussão sobre os desafios das novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Conforme a professora da Famecos Danusa Oliveira, o evento permite discutir sobre as agências e o que elas têm produzido. “Percebi que as agências têm as mesmas preocupações e passam pelos mesmos desafios”, afirmou a professora. Aluno do 7˚ semestre de Publicidade e Propaganda da Famecos, Cauê Moura elogiou o fato de conhecer o trabalho de outras agências. “Percebi que o Espaço Experiência está bem setorizado e completo. Também fiquei feliz em saber que a PUCRS será a próxima a sediar o evento”, afirmou.
Os participantes também analisaram a produção experimental das agências e apresentaram cases das agências. A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, através da professora Danusa Oliveira e da aluna Ana Carolina Zottis, apresentou o case sobre o 27˚ SET Universitário. Além de Danusa, Ana Carolina e Cauê, estiveram em Lajeado as professoras Ana Baseggio, Cristina Lima e Márcia Christofoli, além das alunas Naiara Fernandes e Brenda Leal.