Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
9 de janeiro de 2015

Agências Experimentais se encontram em Lajeado

5˚ Colóquio de Agências Experimentais ocorreu nessa quinta-feira (8), na Univates
Por Rossana Ruschel
Professora Danusa Oliveira e aluna Ana Carolina Zottis na apresentação do case sobre o 27˚ SET Universitário. Foto: Rossana Ruschel.

Professora Danusa Oliveira e aluna Ana Carolina Zottis apresentaram case sobre o 27˚ SET Universitário (Foto: Rossana Ruschel)

Para discutir temas inerentes às funções das agências experimentais de comunicação na universidade, coordenadores, estagiários, professores e funcionários ligados aos laboratórios reuniram-se nessa quinta-feira (8) na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), em Lajeado. Alunos e professores da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) estiveram presente no evento, que na próxima edição terá a PUCRS como sede.

O dia de atividades se iniciou com a palestra Agência Experimental enquanto laboratório de aprendizagem, ministrada pela professora Daiani Clesnei da Rosa. A palestrante analisou a grande mudança nas questões educacionais relativas à aprendizagem prática, que deve ocorrer ao longo de todo curso, e não apenas quando o aluno se formar e entrar no mercado de trabalho. Para ela, há uma transformação na concepção de ensino. “O professor, que antes ensinava, hoje é mediador. O aluno, anteriormente receptor, agora é tido como sujeito, pois tem acesso aos conteúdos, necessitando da visão crítica do professor para selecionar esses conhecimentos disponíveis”, disse.

Daiani também destacou a importância do trabalho em equipe, que precisa estar presente nas agências experimentais. “O aluno deve aprender a trabalhar em grupo, a se relacionar com o outro. Ele precisa compreender que suas atitudes não afetam apenas a si próprio, mas a todos”. Para isso, afirma a professora, torna-se necessário o desenvolvimento das chamadas habilidades atitudinais. A agência experimental é o local onde as dimensões cognitivas, atitudinais e procedimentais se encontram. “Se o professor propõe um trabalho em grupo, por exemplo, existe um objetivo. O aluno que prefere realizar o trabalho sozinho deve ser incentivado a compreender essa proposta”, afirmou.

A forma como a agência realiza o diálogo entre a teoria e a prática também foi alvo de reflexão. “O objetivo de um laboratório de ensino é promover experiências que auxiliam no desenvolvimento do aluno. A agência não pode ser um simulador da realidade, de forma a se desvincular do curso”, explicou a palestrante.

Por fim, Daiani apresentou a tríade do processo didático-pedagógico. “Hoje o docente deve ser mediador, desafiador e incentivador, enquanto o estudante deve ser questionador, curioso e ativo. O conteúdo precisa ser interativo, acessível e globalizado”. Após a palestra, alunos e professores refletiram sobre o papel de um laboratório de ensino dentro da formação acadêmica, assim como a relação desse laboratório com as disciplinas dos cursos, com o perfil do egresso e outros elementos pedagógicos. Houve troca de experiências entre as agências das seis universidades presentes: Famecos, representando a PUCRS, Univates, Feevale, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Unisinos.

No período da tarde, os alunos participaram das oficinas de Edição de Vídeo, Fotografias em Movimento e Silk Screen. Os professores foram divididos em grupos de discussão sobre os desafios das novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Conforme a professora da Famecos Danusa Oliveira, o evento permite discutir sobre as agências e o que elas têm produzido. “Percebi que as agências têm as mesmas preocupações e passam pelos mesmos desafios”, afirmou a professora. Aluno do 7˚ semestre de Publicidade e Propaganda da Famecos, Cauê Moura elogiou o fato de conhecer o trabalho de outras agências. “Percebi que o Espaço Experiência está bem setorizado e completo. Também fiquei feliz em saber que a PUCRS será a próxima a sediar o evento”, afirmou.

Os participantes também analisaram a produção experimental das agências e apresentaram cases das agências. A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, através da professora Danusa Oliveira e da aluna Ana Carolina Zottis, apresentou o case sobre o 27˚ SET Universitário. Além de Danusa, Ana Carolina e Cauê, estiveram em Lajeado as professoras Ana Baseggio, Cristina Lima e Márcia Christofoli, além das alunas Naiara Fernandes e Brenda Leal.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org