Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
21 de janeiro de 2016

Agências internacionais apostam no Brasil

Empresas nacionais estão atraindo investidores do exterior
Por Bárbara Debeluck
(Foto: Pedro Scott)

(Foto: Pedro Scott)

Nos últimos anos, o conglomerado britânico WPP, empresa de publicidade e relações públicas multinacional,  iniciou um plano de expansão no mercado brasileiro através da compra de agências de comunicação nacionais. Através de sua empresa Cohn & Wolfe, anunciou na tarde da última segunda-feira (18) a compra de participação majoritária da quarta maior empresa de Public Relations, o Grupo Máquina, que vai passar a se chamar Máquina Cohn & Wolfe.  ”A América Latina se tornou uma região muito importante para nossos clientes, e o Brasil é um mercado crítico para a Cohn & Wolfe”, declarou Donna Imperato, presidente-executiva (CEO) da empresa, em comunicado no dia do anúncio da compra.

Nos anos de 2014 e 2015, o grupo adquiriu outras duas empresas no país. O controle do Ibope Media foi comprado pela Kantar Media, responsável pela gestão da informação da WPP e, com isso, tornou-se líder em medição de audiência de televisão. Em setembro de 2015, foi comprada uma fatia majoritária da agência de RP Ideal. Com essa aquisição foi criado o Grupo Ideal, que reúne as agências Ideal H+K Strategies e a Ogilvy PR, para incorporar a ConceptPR, que pertencia à Ideal.

Segundo a professora de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ana Baseggio, existem aspectos que implicam na procura de agências de RP no Brasil. Entre eles, o mercado brasileiro cada dia mais promissor e as fronteiras que desaparecem trazendo as empresas e grandes marcas para o país.

A área de Public Relations está em crescimento no mercado mundial. A professora lembra que as marcas são avaliadas e julgadas por sujeitos de diferentes segmentos, como clientes, usuários e colaboradores. “As empresas que realmente querem destacar-se precisam conhecer seus públicos e atender suas necessidades e expectativas”. Para Ana, isto só é possível caso a empresa construa um relacionamento sólido e permanente. “O planejamento, a prevenção e a gestão de crises tem sido foco de atenção por parte das organizações no mundo todo”.

No Brasil, o Grupo WPP possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, entre outras cidades. É considerada a maior empresa de Serviços de Comunicações de Marketing no Brasil. Segundo o site do Grupo, no país a receita está acima de $500 milhões de dólares. O que representa quase metade da sua receita na América Latina e aproximadamente 3% de sua receita total.

Em 2015, outro grupo de comunicação foi vendido. O ABC, do publicitário Nizan Guanaes, vendeu seus ativos para o americano Omnicom. Ao todo, são 15 empresas, então o único grupo de agências de comunicação de capital majoritariamente nacional. O ABC é a única companhia brasileira que está presente no ranking das 50 maiores holdings globais de comunicação, ocupando a 25ª posição.

O professor de Assessoria de Imprensa da Famecos, Almir Freitas, comenta que desde 2000 as empresas nacionais e internacionais estavam em busca de parcerias. “Com o tempo, elas acabaram se tornando aquisições”. Para Freitas, o mercado estrangeiro irá proporcionar vantagens para o país, trazendo conhecimento e práticas diferenciadas. Mesmo ocorrendo a perda da marca local, o professor acredita que isso pode ser um ponto positivo. “Estão se criando agências de comunicação”.

O motivo que despertou o interesse pela compra de negócios no país, segundo Freitas, foi o mercado criativo e atrativo. “Muitos profissionais daqui estão se destacando com seu trabalho”, diz. Mas nem todas as agências brasileiras fecharão parcerias ou serão compradas pelas internacionais, e isso acaba se tornando um desafio. O professor afirma que será necessário uma adaptação com o novo.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org