Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
23 de abril de 2014

Alberto Freire Raguenet

Foto: Cassiana Martins

Foto: Cassiana Martins

O pedido para que a entrevista fosse realizada em um lugar onde o áudio sairia melhor logo foi justificado pelo professor carioca de 49 anos Alberto Freire Raguenet . Com os estudos iniciados no Rio de Janeiro, cursou Radialismo e trabalhou com Publicidade e Propaganda desde cedo. Em 1990, veio para o Sul, onde começou a cursar Jornalismo na Ulbra, onde se formou oito anos depois. “Foi bastante tempo”, admite.

Em 2008, defendeu sua dissertação de mestrado ao abordar a transição do mundo analógico para o digital, tema que surpreendeu a banca por ser, à época, inovador. O doutorado veio logo em seguida e, cinco anos depois, lá estava Raguenet defendendo a tese que teve com base teórica o Financiamento Coletivo, assunto que já o interessava desde seu trabalho com Produção Fonográfica. A defesa durou apenas duas horas, e surpreendeu a banca, pois se tratava de um assunto muito atual, gerando elogios novamente ao criativo professor.

Além das atividades acadêmicas, a música é outra paixão de Raguenet, que é baixista da Banda dos Professores da Famecos, onde dá aulas desde 2002. A trajetória profissional inclui experiências como vendedor de discos, assistente de produção fonográfica, técnico de áudio e gerente de estúdio. Desde a faculdade é interessado pelo áudio em si e toda carga significativa que ele traz consigo. “O rádio  é o teatro do cego”, afirma o professor, comentando a importância do som nas mídias, como TV, cinema e rádio. “O áudio constrói um significado peculiar, completamente diferente do significado da imagem. Não existe mídia de imagem e movimento sem áudio”.

Ele acredita que o som no cinema, por exemplo, propaga uma mudança extrema na imagem e no seu sentindo. Ao falar sobre o o áudio nas rádios, no entanto, faz uma crítica. Para ele, é uma perda o rádio não utilizar ferramentas, como efeitos sonoros e músicas, como ocorre no cinema. “O áudio é a mudança de sentido de todas as coisas que existem”, conclui Raguenet, que ministra as disciplinas de Produção de Áudio Publicitário, Produção Audiovisual Publicitária e Áudio para Cinema na PUCRS. O professor também leciona na Ulbra.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org