Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EDITORA INDEPENDENTE
3 de maio de 2013

Aluna da Famecos aposta em publicações independentes

Materiais podem ser encomendados pelo Facebook
Por Carolina Fortes
Coisa Edições

Roberta e Placinsch são os administradores da Coisa Edições, que já publicou nove materiais (Foto: Guilherme Testa)

Transformar ideias em realidade. Esse é o objetivo da Coisa Edições, editora independente administrada pela aluna de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Roberta Fofonka e seu namorado Jeison Placinsch.

Foi o propósito de fazer algo diferente, com publicações de menor custo e de fácil distribuição, que fez com que Roberta e Placinsch criassem a editora. “Os custos das publicações são somente para pagar os materiais utilizados”, ressalta ele. Além disso, os trabalhos são colaborativos. As ilustrações dos livros são feitas tanto pelo casal quanto pelo público, que as envia, geralmente pelo Facebook. “Tentamos não depender de gráficas. Fazemos o trabalho todo em casa com nossos próprios materiais”, explica Roberta.

O gosto pela escrita também foi fundamental para que o casal criasse a editora. Roberta conta, ainda, que as aulas da disciplina de Planejamento Gráfico, lecionadas na Famecos, foram importantes para que aprendesse a montar os livros. Foi na sala de aula que ela passou a utilizar o Adobe Indesign, software desenvolvido para a diagramação e organização de páginas.

Até agora, as publicações incluem livros de poesias, contos, revistas em quadrinhos e fanzines. Eles destacam, entretanto, que pretendem expandir. “O que aparecer nós ajudamos a realizar, fazemos de tudo”. O primeiro material feito pela Coisa Edições foi em 2012, um livro de autoria de Placinsch, Um copo de cerveja congelada aqueceu um coração. Desde lá, vieram mais seis livros e duas fanzines periódicas: Lugar cativo cativeiroHomenagem aos 30 anos do SUBO homem bílisAlguns dos quadrinhos mais sujos da face da terraAonde foi parar aquele sorriso, edições do Café sem Açúcar, Pensamentoides Antologia do Delírio – este último com 88 páginas, o maior material produzido pela dupla. A editora está com quatro projetos em andamento.

As tiragens ficam entre 50 e 200 exemplares. Segundo eles, os próprios autores ajudam a colocar em circulação suas publicações. Eles afirmam que, apesar da divulgação, a procura vem mais do público, que geralmente conhece a Coisa através da página do Facebook.

Roberta e Placinsch possuem mais dois perfis com publicações relacionadas à editora, Pensamentoides mal desenhados e Café sem Açúcar.  Os interessados em conhecer melhor a Coisa Edições ou encomendar publicações podem acessar a página do Facebook.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org